Não é Thomas Matthew Crooks, autor do atentado contra Donald Trump, a pessoa que aparece em foto compartilhada por peças de desinformação nas redes. As peças usam a imagem para sugerir que o atirador seria trans e que o ataque teria motivação ideológica. Além de haver diferenças físicas claras entre Crooks e a pessoa da foto, não foi divulgada nenhuma informação oficial similar sobre o caso.
A peça de desinformação, publicada originalmente em inglês, passou a ser disseminada também em português e acumula, até o momento, mais de 15 mil compartilhamentos no X (ex-Twitter).
Alguém está se perguntando por que eles não estão usando essa foto do atirador?
São mentirosas as publicações que compartilham a foto de uma pessoa com cabelo longo e gargantilha no pescoço e a identificam como Matthew Crooks. Apesar de o Aos Fatos não ter descoberto a identidade real de quem aparece na imagem, uma comparação entre características físicas atesta que não se trata do autor do atentado contra Trump:
- O queixo da pessoa da foto é projetado para frente, enquanto o de Crooks era reto;
- O nariz do autor do atentado possuía leves protuberâncias na ponta, que não aparecem na imagem compartilhada nas redes;
- As sobrancelhas da pessoa da foto são menos espaçadas e mais grossas do que as de Crook;
- As pálpebras da pessoa falsamente identificada são mais aparentes e os olhos, mais fundos.
Em nenhuma foto divulgada, Crooks aparece com vestimentas e piercings semelhantes às da imagem que tem viralizado (Reprodução/Wikimedia Commons/TikTok)
Perfis publicados pela imprensa americana (veja aqui, aqui e aqui) a partir de relatos dos pais e de ex-colegas de Crooks também não citam em nenhum momento que ele seria trans.
Até o momento, as investigações não encontraram uma motivação clara para o atentado. O diretor do FBI, Paul Abbate, disse que não foram identificadas possíveis motivações políticas ou ideológicas.
Aos Fatos também não encontrou nas reportagens publicadas sobre o caso nenhuma foto semelhante à que aparece nos posts desinformativos.
A imagem que circula nas redes foi publicada inicialmente no 4chan, fórum conhecido por abrigar conteúdo de baixa qualidade e discurso de ódio. No post original, o próprio autor, ao ser questionado se a foto mostraria Crooks, responde: “não sei, mas espalhar boatos é engraçado”.
O caminho da checagem
Aos Fatos fez uma busca reversa pela imagem que vem sendo compartilhada e encontrou o post original no 4chan. Para fazer a comparação, também procuramos fotos de Thomas Matthew Crooks publicadas pela imprensa americana. Para facilitar a visualização das diferenças físicas entre a pessoa que aparece na foto e o atirador, usamos um software de edição de imagens.
A reportagem também procurou por informações sobre a biografia de Crooks e as últimas notícias sobre as possíveis motivações do crime.