🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Janja aparece em foto ao lado de traficante preso no Rio de Janeiro

Por Marco Faustino

25 de janeiro de 2023, 18h12

Posts nas redes identificam de forma falsa um homem que aparece em foto ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, como se ele fosse um traficante procurado pela Interpol que foi preso em uma churrascaria. Na verdade, trata-se de Moacir Bortolozo, amigo de Janja, que não tem semelhança física com o criminoso citado. No dia 15 de janeiro, um homem chamado Luiz Doval Junior, foragido da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, foi preso por policiais à paisana em um restaurante no Rio de Janeiro, e o vídeo tem sido usado para desinformar.

Posts com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 3.000 curtidas no Instagram nesta quarta-feira (25), e circulam também no Twitter e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Janja, primeira-dama do Brasil, comparsa do presidiário Lula nove dedos aparece ao lado do traficante procurado pela Interpol antes de ele ser preso na churrascaria

Posts enganam ao apontar Moacir Bortolozo, amigo de Janja, como se fosse Fernando Doval Junior, investigado pela Interpol por tráfico internacional, que foi preso no RJ

Um amigo da primeira-dama Janja identificado como Moacir Bortolozo tem sido identificado de maneira falsa como Fernando Luiz Doval Junior, investigado pela Interpol por tráfico internacional de drogas. Doval Junior foi preso em 15 de janeiro por agentes à paisana da Polícia Civil do Rio Grande do Sul em um restaurante do Rio de Janeiro, e as imagens gravadas do momento têm sido usadas fora de contexto desde então.

No vídeo desinformativo, a foto de Janja e mais quatro pessoas é exibida enquanto uma voz narra que a primeira-dama “aparece ao lado do traficante procurado pela Interpol antes de ele ser preso na churrascaria”. Depois, é exibida a filmagem da prisão.

A gravação, feita pelos agentes à paisana e divulgada para a imprensa, circulou também como se mostrasse a prisão de um manifestante golpista que afirmou ter sentado na cadeira do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante os ataques de 8 de janeiro, o que é falso.

O Aos Fatos também comparou uma foto de Moacir publicada em uma rede social e de Doval Junior, divulgada pela RBS TV, e constatou as diferenças físicas entre os dois. Bortolozo, por exemplo, possui olhos, lábios e sobrancelhas menores do que Doval Junior, que por sua vez possui o nariz mais fino do que o amigo de Janja (confira abaixo):

Comparativo mostra que Fernando Luiz Doval Junior (à esq.), preso no RJ, não é Moacir Bortolozo (à dir.), amigo de Janja e Luiz Inácio Lula da Silva
Diferenças. Comparativo mostra diferenças físicas entre Fernando Luiz Doval Junior (à esq.), preso no RJ, e Moacir Bortolozo (à dir.), amigo de Janja e Luiz Inácio Lula da Silva.

Algumas das peças desinformativas checadas difundem uma teoria conspiratória de que Lula estaria morto e que Bortolozo teria assumido o lugar do petista na presidência, o que não procede, sob a alegação infundada de que ele seria amante de Janja. O Aos Fatos tentou contato com Bortolozo, mas não teve retorno até a publicação desta checagem.

Referências:

1. Instagram
2. Twitter
3. G1
4. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)
5. Globoplay

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.