É falso que foto de candidato não apareceu em urna de Taguatinga

Compartilhe

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um homem afirma que a foto do candidato não apareceu para um eleitor na urna de uma zona eleitoral em Taguatinga (DF), mas a acusação é infundada. De acordo com o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), o autor da gravação inventou o relato e saiu do local sem apresentar indícios ou provas da denúncia.

Publicações com o vídeo enganoso circulam principalmente no WhatsApp e no Telegram (fale com a Fátima).


Selo falso

"Taguatinga Sul, aqui em Brasília. O rapaz foi votar e não apareceu a foto do candidato dele. O presidente da mesa não tomou providências."

Vídeo traz alegação mentirosa de que eleitor votou em um candidato foto não apareceu

Um homem não identificado por Aos Fatos afirma em vídeo que na seção 122 da zona 15 em Taguatinga (DF) a foto de um dos candidatos não apareceu na urna quando um eleitor votou. Em nota, o TRE-DF informou que o autor da gravação “criou o fato” e saiu do local sem apresentar provas. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não existe a possibilidade da foto não aparecer ou ser trocada, porque os dados do candidato e a imagem dele são carregados ao mesmo tempo.

Ainda segundo o TRE-DF, o caso agora será apurado pela PF (Polícia Federal) por meio de inquérito. O Código Eleitoral prevê que promover desordem a fim de prejudicar os trabalhos eleitorais e divulgar informações sabidamente inverídicas sobre o pleito são crimes eleitorais e podem resultar em multa e detenção.


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Referências

  1. YouTube
  2. TSE

Compartilhe

Leia também

falsoCorte engana sobre reação de Nunes a Marçal em debate

Corte engana sobre reação de Nunes a Marçal em debate

Checamos o debate da Globo entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo

Checamos o debate da Globo entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo

não é bem assimNão é verdade que ninguém pode ser preso cinco dias antes das eleições

Não é verdade que ninguém pode ser preso cinco dias antes das eleições