🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Flávio Dino visitou ONG no RJ que armazenava armas e granadas

Por Marco Faustino

29 de maio de 2023, 18h01

É falso que a polícia apreendeu armas e granadas no terreno de uma ONG carioca que recebeu visita do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). A organização que foi alvo de operação da polícia no último dia 19 é a Projeto Multiplicação Social, localizada no Complexo de Israel. Já a ONG visitada por Dino em março é a Redes da Maré, que fica no Complexo da Maré e não tem qualquer relação com o episódio de apreensão de armamentos.

Publicações com a alegação falsa acumulavam 100 mil visualizações no YouTube e 4.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (29).


Selo falso

Você se lembra que o ministro da Justiça adentrou em uma favela que é comandada pelo tráfico de drogas? (...) Ele foi se encontrar com uma ONG, segundo ele. Agora, presta atenção no vídeo a seguir, o que essa ONG, que ama muito o ministro, estava fazendo. Estava guardando 'guarda-chuvas', mais conhecidos como fuzis, dentro da ONG

Publicações enganam ao afirmar que ministro Flávio Dino visitou ONG no RJ em que foram apreendidos fuzis e granadas em 19 de maio de 2023

Publicações nas redes enganam ao afirmar que a ONG Redes da Maré, responsável por organizar evento no Complexo da Maré em março deste ano que contou com a participação do ministro da Justiça, Flávio Dino, teria sido alvo de uma operação policial no último dia 19. A organização em cujo terreno foram encontrados armamentos e granadas é a Projeto Multiplicação Social, localizada no Complexo de Israel.

O Aos Fatos não localizou registros na imprensa ou nos perfis oficiais do ministro que apontem que ele tenha visitado a ONG Projeto Multiplicação Social.

No dia 13 de março, Dino compareceu à cerimônia de lançamento da 7ª edição do Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. O objetivo da visita era ampliar o diálogo sobre segurança com organizações da sociedade civil.

Leia mais
Nas Redes ONG no RJ que armazenava armas e granadas não pertence a Luciano Huck
BIPE Bolsonaristas usam visita de Dino a favela e ação da PF contra PCC para ligar Lula ao crime

Na época, imagens da visita alimentaram uma onda de desinformação — difundida até por parlamentares — que sugeriam a existência de um acordo entre Lula e o Comando Vermelho, facção que controla o tráfico na região da Maré. A presença do ministro no evento suscitou teorias conspiratórias de que o governo teria ligação até mesmo com as facções responsáveis pelos ataques que ocorriam à época no Rio Grande do Norte.

APREENSÃO DE ARMAMENTOS

No dia 19 de maio, a Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou um depósito com armas de fogo e explosivos em um terreno vinculado à ONG Projeto Multiplicação Social. Na ocasião, dez pessoas foram presas.

Poucos dias depois de o caso vir à tona, passaram a circular nas redes posts enganosos que alegavam que o apresentador Luciano Huck seria um dos sócios da organização. A alegação foi desmentida pelo Aos Fatos.

Referências:

1. Portal de Prefeitura
2. Twitter
3. Instagram
4. Governo federal
5. O Globo
6. Redes da Maré
7. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)
8. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.