É falso que filha de Fátima Bernardes foi flagrada beijando Túlio Gadêlha

Compartilhe

Não é verdade que a filha da apresentadora Fátima Bernardes foi flagrada aos beijos com o namorado da mãe, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE). Na realidade, a foto compartilhada pelas peças desinformativas foi publicada pela própria apresentadora em seu perfil nas redes e mostra ela e Túlio trocando um beijo ao lado de uma árvore de Natal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Threads e no Facebook até a tarde desta quinta-feira (28). As peças também circularam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Filha de Fátima Bernardes é flagrada aos beijos com seu padrasto

Publicações compartilham foto de Fátima Bernardes como se fosse da própria filha.

Posts que circulam nas redes mentem ao afirmar que uma foto mostraria a filha de Fátima Bernardes beijando o namorado da mãe, o deputado federal Túlio Gadêlha. Na verdade, o registro compartilhado pelas peças desinformativas mostra a jornalista e o namorado, e foi publicado pela própria Fátima no Instagram.

A foto foi publicada pela apresentadora em abril de 2019 em comemoração ao Dia do Beijo e como lembrança de uma viagem feita pelo casal para Berlim, em novembro de 2018. À época da publicação, veículos de mídia republicaram a imagem.

Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha mantêm um relacionamento há sete anos.

Em diversas ocasiões, a apresentadora afirmou que teve receio em assumir o namoro com o político por conta da diferença de idade entre ambos, mas que o apoio da filha foi fundamental para superar o medo. Bernardes é mãe de trigêmeos, do casamento com o jornalista William Bonner.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou a publicação original e constatou que, diferentemente do que afirmavam as peças desinformativas, a foto retrata um beijo entre a própria Fátima Bernardes e seu namorado, o deputado federal Túlio Gadêlha. Também consultamos o noticiário para incluir contexto.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19