🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Banco Central dos EUA não acabará com cédulas de dólar a partir de abril

Por Marco Faustino

11 de abril de 2023, 18h15

Não é verdade que o Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos, vai substituir o dólar em papel por transações digitais a partir de abril, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação que trazem essa alegação enganosa fazem referência ao FedNow, serviço de transações instantâneas similar ao Pix brasileiro que deve ser lançado em julho e não pretende substituir as cédulas físicas ou qualquer outra forma de pagamento.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 9.000 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (11).


Selo falso

A partir de agora [3 de abril] e progressivamente as cédulas [de dólar] de papel que todos nós conhecemos não serão mais aceitas em transações, para pagamento à vista ou para qualquer outro tipo de transação. Elas deverão sair de circulação para dar lugar às transações digitais. Não vai haver mais dinheiro de papel circulando em território americano

Posts que circulam nas redes enganam ao afirmar que o Fed irá substituir o dólar em papel por transações digitais a partir de abril e que o pagamento em cédulas não será mais aceito em território americano. As peças de desinformação fazem alusão ao FedNow, serviço de transações instantâneas semelhante ao Pix que, segundo o banco, não pretende eliminar qualquer forma de pagamento.

“O FedNow não é uma forma de moeda nem um passo para a eliminação de qualquer forma de pagamento, incluindo dinheiro em espécie”, afirmou a instituição em nota publicada em site oficial. De acordo com o banco, o serviço será lançado em julho e poderá ser usado por pessoas físicas e jurídicas.

O dinheiro em espécie ainda é o meio de pagamento mais popular nos Estados Unidos. Dados do Fed apontam que as cédulas são usadas em 19% de todas as transações financeiras no país.

As peças de desinformação afirmam ainda que, com a mudança no sistema financeiro americano, os caixas eletrônicos serão extintos e os funcionários dos bancos serão demitidos. Em busca nas redes, Aos Fatos não encontrou qualquer anúncio oficial que sustente essas alegações.

Moeda digital. Além do FedNow, o Banco Central americano estuda também a criação de uma moeda digital chamada CBDC (sigla em inglês para Moeda Digital do Banco Central). Usada em outros países, a tecnologia é uma espécie de ativo que permitiria que o banco emitisse dinheiro em formato virtual, e não só físico, como ocorre atualmente. O recurso, no entanto, ainda está em discussão, e seria apenas complementar aos atuais meios de pagamento.

“O Fed está empenhado em garantir a segurança e disponibilidade contínua de dinheiro em espécie e considera o CBDC como um meio de expandir as opções seguras de pagamento, não para reduzi-las ou substituí-las”, afirmou o órgão em nota.

A peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. Federal Reserve (Fontes 1, 2, 3 e 4)
2. Febraban
3. O Estado de S. Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.