🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra treinamento militar em Campinas, não tanques do Exército rumo a Brasília

Por Luiz Fernando Menezes

1 de novembro de 2022, 13h07

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra tanques do Exército rumo a Brasília, como afirmam postagens. A gravação em questão foi realizada durante um treinamento militar em Campinas (SP) e publicada no TikTok no dia 8 de outubro. O vídeo passou a circular sem o devido contexto após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 30 de outubro.

As peças de desinformação com o vídeo descontextualizado acumulam mais de 5.000 curtidas no Instagram e também circulam no Kwai.


Selo falso

TANQUES DO EXÉRCITO SEGUINDO RUMO A BRASÍLIA!

Postagem que mostra vídeo registrado em treinamento militar com a falsa alegação de que são “tanques do Exército rumo a Brasília”

Um vídeo que mostra veículos militares é compartilhado nas redes sociais com a falsa alegação de que são tanques do Exército rumo a Brasília. Na verdade, as imagens mostram um treinamento militar em Campinas (SP) e foram gravadas no início de outubro. Aos Fatos identificou que as cenas foram publicadas originalmente no dia 8 do mês passado, no perfil @brasil_roda, no TikTok, com a legenda “técnicas de tiro em ambiente urbano com o carro blindado Guarani”.

Um dia antes, o 28º Batalhão de Infantaria Leve, sediado na cidade do interior paulista, realizou uma solenidade para comemorar o aniversário do 1º Batalhão de Carros de Combate Leve do Brasil. A peça de desinformação passou a circular após o bloqueio de diversas estradas pelo país, em manifestações com pautas golpistas, como o não reconhecimento da derrota de Bolsonaro na eleição do dia 30 de outubro.

Referências:

1. TikTok
2. Portal da Cidade Sumaré
3. G1
4. BBC Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.