Vídeo mostra treinamento militar em Campinas, não tanques do Exército rumo a Brasília

Compartilhe

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra tanques do Exército rumo a Brasília, como afirmam postagens. A gravação em questão foi realizada durante um treinamento militar em Campinas (SP) e publicada no TikTok no dia 8 de outubro. O vídeo passou a circular sem o devido contexto após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 30 de outubro.

As peças de desinformação com o vídeo descontextualizado acumulam mais de 5.000 curtidas no Instagram e também circulam no Kwai.


Selo falso

TANQUES DO EXÉRCITO SEGUINDO RUMO A BRASÍLIA!

Postagem que mostra vídeo registrado em treinamento militar com a falsa alegação de que são “tanques do Exército rumo a Brasília”

Um vídeo que mostra veículos militares é compartilhado nas redes sociais com a falsa alegação de que são tanques do Exército rumo a Brasília. Na verdade, as imagens mostram um treinamento militar em Campinas (SP) e foram gravadas no início de outubro. Aos Fatos identificou que as cenas foram publicadas originalmente no dia 8 do mês passado, no perfil @brasil_roda, no TikTok, com a legenda “técnicas de tiro em ambiente urbano com o carro blindado Guarani”.

Um dia antes, o 28º Batalhão de Infantaria Leve, sediado na cidade do interior paulista, realizou uma solenidade para comemorar o aniversário do 1º Batalhão de Carros de Combate Leve do Brasil. A peça de desinformação passou a circular após o bloqueio de diversas estradas pelo país, em manifestações com pautas golpistas, como o não reconhecimento da derrota de Bolsonaro na eleição do dia 30 de outubro.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas