É falso que a influenciadora Débora Stein, ex-namorada do piloto do avião da VoePass que caiu na última sexta-feira (9), afirmou que ele teria causado o acidente de propósito. As peças de desinformação distorcem um post em que Stein lamenta o desastre e diz ter certeza de que o comandante Danilo Romano teria feito o possível para salvar o avião.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (12).
Ex-namorada de piloto do avião que caiu entrega detalhes sobre ele: 'deve ter feito de propó[sito]
Posts nas redes têm distorcido uma publicação da influenciadora Débora Stein para alegar que o piloto Danilo Romano teria causado de propósito o acidente com avião da VoePass ocorrido em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9).
Ex-namorada do piloto, Stein afirmou em suas redes, na realidade, que acredita que Romano fez o possível para evitar o desastre. Não há nenhuma menção no texto à possibilidade de o acidente ter sido causado de forma proposital.
“Precisava dizer o quanto o Danilo sempre foi competente e excelente na sua profissão. Um piloto excepcional, que, sem dúvidas, deve ter feito de tudo e mais um pouco para tentar salvar esse avião”, escreveu a influenciadora no Instagram.
Danilo Romano é um dos 62 mortos na queda do voo 2283 da VoePass, ocorrida na última sexta-feira (9) em Vinhedo (SP). O avião modelo ATR-72 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento.
O caminho da checagem
Aos Fatos fez uma busca de notícias sobre o acidente com o avião da companhia aérea VoePass e identificou informações sobre a mensagem postada pela influencer Débora Stein, ex-namorada do piloto Danilo Santos Romano. Em nenhum momento da mensagem, no entanto, ela se referiu à causa do acidente.