🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É mentira que enfermeira disse que Lula não foi vacinado contra a Covid-19

Por Marco Faustino

1 de março de 2023, 15h34

Publicações nas redes enganam ao afirmar que uma enfermeira disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi vacinado contra Covid-19 na segunda-feira (27). No trecho da transmissão ao vivo em que ele recebeu o imunizante, a profissional de saúde apenas chama a atenção do mandatário para receber e guardar o cartão de vacinação. A alegação enganosa também foi desmentida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O conteúdo enganoso acumulava ao menos 300 mil visualizações no TikTok e 1.600 curtidas no Instagram nesta quarta-feira (1) (fale com a Fátima). As peças desinformativas também circulam no Telegram.


Selo falso

Enfermeira entregou [que Lula não recebeu a vacina contra a Covid-19]. ‘Foi tudo teatro. Receba o cartão de vacina, mas você não foi vacinado não’, diz enfermeira

Posts enganam ao dizer que enfermeira avisou a Lula que ele não foi vacinado, o que não procede

É mentira que uma enfermeira avisou ao presidente Lula que ele não foi vacinado durante o lançamento da campanha nacional de vacinação de 2023, na segunda-feira (27). Durante a transmissão da TV Brasil, a enfermeira e conselheira de Saúde do DF, Fátima Lúcia Rôla, disse apenas para o mandatário receber e guardar o cartão de vacinação com o registro da dose, que foi aplicada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é médico.

Os posts checados alegam que a enfermeira se aproximou de Lula e disse: “Receba o cartão de vacina, mas você não foi vacinado, não”. Aos Fatos verificou que, na realidade, ela disse: “Receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não” (veja abaixo).

A alegação que circula nas redes também foi desmentida pela Secretaria de Saúde do DF. “A informação não procede. A servidora nega que tenha dito qualquer coisa dessa natureza”, informou o órgão.

O cartão ou caderneta de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal de um indivíduo.

O cronograma do Programa Nacional de Imunizações deste ano terá cinco fases. Na primeira, serão contempladas, de forma escalonada, pessoas com maior risco de quadros graves da Covid-19, como idosos com mais de 70 anos, gestantes e pacientes imunocomprometidos.

Referências:

1. G1
2. YouTube
3. Twitter

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.