Não é verdade que o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), irá construir em Balneário Camboriú (SC) a Torre da Eternidade, empreendimento com 1.200 metros de altura. Em nota, a prefeitura desmentiu o boato. Além disso, as imagens do suposto projeto de engenharia compartilhadas pelas peças de desinformação foram criadas por IA.
As publicações enganosas acumulavam 550 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (27), além de centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook. As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Prepare-se para a revolução! Elon Musk está à frente da construção da Torre da Eternidade, um arranha-céu de 1.200 metros em Balneário Camboriú
Posts mentem ao afirmar que o empresário Elon Musk anunciou a construção de um empreendimento imobiliário em Balneário Camboriú chamado Torre da Eternidade, que terá 1.200 metros de altura e 250 andares. Em nota enviada ao Aos Fatos, a prefeitura desmentiu as alegações, que circulam nas redes desde o fim de maio, e afirmou que o Plano Diretor da cidade não permite edifícios com o porte citado pelas peças de desinformação.
Em busca nas redes, a reportagem também não localizou nenhuma publicação em que Musk anuncia a intenção de construir um empreendimento imobiliário no município catarinense.
Além disso, o vídeo compartilhado pelas peças de desinformação contém imagens geradas por inteligência artificial. Na foto em que aparece supostamente diante da obra da Torre da Eternidade, por exemplo, Musk tem a pele plastificada e os olhos deformados (veja abaixo).
Já as imagens que supostamente mostrariam o projeto do edifício são, na verdade, registros de outro empreendimento construído no município catarinense: a One Tower, edifício de 290 metros de altura inaugurado em 2022 (veja comparação abaixo).
É fato, no entanto, que há empreendimentos imobiliários de grande porte em análise pela prefeitura. É o caso, por exemplo, da Triumph Tower, arranha-céu projetado para ter 154 andares e 500 metros de altura — menos da metade do porte do prédio inventado pelas peças de desinformação.
Balneário Camboriú também possui seis dos dez prédios residenciais mais altos do Brasil, de acordo com a CTBUH (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, em inglês), organização internacional que certifica arranha-céus ao redor do mundo. Dos seis edifícios, cinco ocupam as primeiras posições no ranking. O mais alto deles é a One Tower.