Não é verdade que o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), comprou o canal multinacional de notícias CNN. A diretoria de comunicação da emissora negou que a empresa tenha sido vendida. Além disso, a origem da informação é um site satírico americano.
Publicações com a informação falsa 35 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (8).
URGENTE: Elon Musk compra a CNN e promete reformar os meios de comunicação
São mentirosas as publicações que afirmam que o empresário Elon Musk comprou a CNN. Em nota enviada ao Aos Fatos, a diretoria de comunicação da empresa afirmou que “nenhuma informação sobre venda ou mudança de propriedade relacionada à CNN é verdadeira”.
Aos Fatos também procurou a assessoria de imprensa da CNN Brasil, que respondeu apenas que “não comenta rumores infundados nas redes sociais”.
Desde abril de 2022, a CNN é propriedade da Warner Bros. Discovery, cujo CEO é, atualmente, David Zaslav.
A peça de desinformação teve origem em um site chamado SpaceXMania que, em sua página “sobre nós”, diz ter como missão “trazer para você as notícias falsas mais recentes, algumas análises atrevidas e uma boa dose de sátira, tudo reunido em uma mistura maluca que orbita em torno de Elon Musk”.
Mesmo que tenha sido iniciado por um site satírico, o boato foi tomado como verídico nas redes. O presidente da Argentina, Javier Milei, acreditou que a notícia era real e propagou a desinformação em um discurso na última quinta-feira (7).
O caminho da apuração
Aos Fatos procurou as equipes de comunicação da CNN e da CNN Brasil, que negaram a veracidade da informação viral. Também procuramos a origem do boato e encontramos a alegação no site satírico SpaceXMania.