🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que pessoas saindo de buraco de elevador sejam terroristas infiltrados em Brasília

Por Bruna Leite

13 de janeiro de 2023, 18h17

Não é verdade que um grupo de pessoas de camisa azul filmadas ao sair de um elevador parado entre dois andares seja de “petistas infiltrados” em Brasília que estariam escapando por um túnel do Congresso após os ataques às sedes dos Três Poderes, como afirmam publicações. A gravação foi originalmente publicada em 15 de maio de 2022 na plataforma Kwai pelo jornalista esportivo Gabriel Reis, conhecido como Paparazzo Rubro Negro, quando ele ficou preso no elevador do estádio Carlos de Alencar Pinto, em Fortaleza, com torcedores do Ceará, após partida contra o Flamengo.

Até esta sexta-feira (13), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 310 mil visualizações e mais de 4.000 compartilhamentos no TikTok, mais de 10 mil visualizações no Instagram e milhares de compartilhamentos no Facebook e no Kwai.


Selo falso

Petistas infiltrados saindo pelo túnel do Congresso.

Reprodução de publicação que mente ao dizer que pessoas em elevador quebrado eram infiltrados terroristas em Brasília

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que um vídeo em que pessoas de azul aparecem saindo de um elevador parado entre dois andares mostraria a fuga, através de um túnel no Congresso, de “petistas infiltrados” nos atos golpistas que terminaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8).

As imagens compartilhadas com a falsa legenda foram originalmente publicadas em 15 de maio de 2022, na plataforma de vídeos curtos Kwai, pelo jornalista esportivo Gabriel Reis, conhecido como Paparazzo Rubro Negro. O profissional relata que ficou preso no elevador do estádio Carlos de Alencar Pinto, em Fortaleza, com torcedores do Ceará, no dia em que o time enfrentou o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, como explicou em publicação recente (veja abaixo).

No vídeo desinformativo também é possível ver a camisa do time do Ceará, que é usada por duas pessoas que aparecem nas cenas, além da identificação do perfil de Reis no Kwai.

Ainda no domingo (8), após o início da repressão aos atos de vandalismo, passaram a circular publicações enganosas que atribuíam a violência a “infiltrados de esquerda”, como mostrou Aos Fatos.

Esta checagem também foi feita pela Reuters.

Referências:

1. G1
2. Kwai
3. Google
4. CNN Brasil
5. Aos Fatos
6. Reuters

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.