Jornal Nacional não veiculou editorial celebrando 200 dias sem Bolsonaro na Presidência

Compartilhe

Não é verdade que os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos celebraram os 200 dias sem Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República na edição de 20 de julho do Jornal Nacional, como alegam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação é um trecho de um editorial do telejornal que foi ao ar em maio de 2021, quando o país atingiu a marca de 500 mil mortes pela Covid-19.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 6.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (26).


Selo falso

Vivi para ver Bonner e Renata da Globo dizer sobre a democracia… Viva Luiz Inácio Lula da Silva! Viva o povo brasileiro! Completamos 200 dias sem Bolsonaro [20/07/2023]

Posts compartilham como se fosse recente editorial do Jornal Nacional veiculado em maio de 2021 para sugerir que apresentadores estariam comemorando 200 dias sem Bolsonaro na Presidência

Posts nas redes enganam ao difundir um trecho de um editorial sobre a pandemia de Covid-19 veiculado em 2021 no Jornal Nacional como se fosse recente e mostrasse uma comemoração dos 200 dias sem Bolsonaro na Presidência da República. No dia 19 de maio daquele ano, quando o Brasil atingiu a marca de 500 mil mortos pelo Sars-CoV-2, William Bonner e Renata Vasconcellos leram texto que homenageava as vítimas e criticava o governo do então presidente Bolsonaro por erros na gestão da crise sanitária.

As publicações enganosas suprimem o primeiro trecho do editorial, lido por William Bonner, que faz menção à data em que o país registrou a marca de 500 mil mortos pela Covid-19.

Em agosto do ano passado [2020], quando o Brasil ultrapassou o registro escandaloso de 100 mil mortes pela Covid, o Jornal Nacional se manifestou sobre essa tragédia em um editorial. Parecia que o país tinha superado um limite inalcançável: 100 mil mortos. Hoje [19/05/2021] são 500 mil. Meio milhão de vidas brasileiras perdidas. O sentimento é de horror e de solidariedade incondicional às famílias das vítimas. São milhões de cidadãos enlutados”.

Em busca na edição do último dia 20, o Aos Fatos não encontrou nenhum trecho que mostra os apresentadores comemorando a marca de 200 dias desde o fim do governo Bolsonaro, como apontam as peças de desinformação.

Dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que o país registra 704 mil mortes pela Covid-19 até o dia 26 de julho de 2023.

Compartilhe

Leia também

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

falsoÉ falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

É falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

falsoMoraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data

Moraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data