Vídeo não mostra descarte de doações em Roca Sales, mas de produtos inutilizados pelas enchentes

Por Luiz Fernando Menezes

11 de junho de 2024, 18h02

Não é verdade que os produtos que aparecem em um aterro no município gaúcho de Roca Sales sejam kits doados ao Rio Grande do Sul e que foram descartados pela prefeitura. O vídeo com essa informação falsa mostra, na verdade, itens do comércio local que foram jogados fora após serem danificados pelas inundações.

O vídeo desinformativo acumulava mais de 50 mil compartilhamentos no Facebook e 35 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (11). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Denúncia: cidadã de Roca Sales no RS descobre doações enviadas ao povo que sofre na enchente enterradas pelo Podre Poder Público. Um verdadeiro ABSURDO.

Mulher gaúcha mostra itens em lixão e dizem que são doações descartadas pela prefeitura de Roca Sales (RS)

É mentiroso o vídeo em que uma mulher mostra caixas de creme dental e sabonetes enlameados e afirma que tudo se trata de doações destinadas ao Rio Grande do Sul descartadas pela prefeitura de Roca Sales. A prefeitura e a CIC Roca Sales (Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Roca Sales) afirmaram que as imagens mostram itens do comércio local que foram jogados fora porque foram atingidos pelas enchentes.

Roca Sales foi uma das cidades que mais sofreram com as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e meados de maio. Há relatos de muitas lojas destruídas, além de 13 mortes até o momento.

Em nota publicada nas redes (veja abaixo), a prefeitura da cidade afirmou que os materiais não são kits de doações adquiridos pela Defesa Civil municipal: “Os entulhos consistem em restos de construções e produtos de estabelecimentos atingidos pelas cheias”.

Procurado pelo Aos Fatos, o presidente da CIC Roca Sales, Cleber Fernandes dos Santos, confirmou a informação da prefeitura e disse que as chuvas atingiram “cerca de 80% dos associados, que perderam tudo por causa das enchentes”.

Leia mais
Explicamos Cinco gráficos que dimensionam o desastre climático no Rio Grande do Sul

Essa peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Referências:

1. SBT News
2; Defesa Civil do Rio Grande do Sul
3. Instagram (@prefeitura_rocasales)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.