🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts usam vídeo desacelerado para mentir que Lula discursou bêbado na Bahia

Por Amanda Ribeiro

28 de fevereiro de 2023, 14h30

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou embriagado em um evento na Bahia, como tem sido disseminado nas redes. Os vídeos que circulam com a falsa alegação tiveram a velocidade de reprodução reduzida: na gravação original, transmitida pela TV Brasil em 14 de fevereiro, é possível perceber que o presidente fala normalmente.

Os vídeos editados acumulam 770 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (28).


Selo falso

LULA, bêbado, discursa na Bahia . Até os “cumpanheiros” ficam envergonhados com o estado de embriaguez do Molusco.

Vídeo tem velocidade reduzida para fazer crer que Lula discursou bêbado em evento na Bahia

O vídeo de um discurso feito pelo presidente Lula em Santo Amaro (BA), durante o relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, no dia 14 de fevereiro, tem circulado nas redes com a velocidade reduzida para fazer crer que o petista estava bêbado. Na transmissão original, veiculada pela TV Brasil, é possível perceber que Lula fala normalmente.

Durante o evento, foram entregues 2.745 unidades habitacionais e também anunciadas mudanças no programa do governo federal. Nas áreas urbanas, serão atendidas famílias com renda bruta de até R$ 8.000, descontados benefícios temporários, assistenciais e previdenciários.

É uma estratégia recorrente de peças de desinformação desacelerar vídeos para fazer crer que o presidente Lula estaria alcoolizado. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, que o petista teria bebido antes de conceder uma entrevista e até ao gravar vídeos publicados nas redes.

Referências:

1. Governo federal (1 e 2)
2. UOL
3. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.