🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Dino nunca disse que manifestantes contrários a Lula seriam ‘abatidos com balas de verdade’

Por Luiz Fernando Menezes

12 de maio de 2023, 16h45

Não é verdade que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse que pessoas que se manifestarem contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão “abatidas” com armas de fogo, como afirmam publicações nas redes. Essa falsa declaração é atribuída ao ministro ao menos desde os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro deste ano, mas não há registro de que Dino tenha falado algo semelhante naquela época ou recentemente.

Posts com a alegação falsa acumulam mais de 70 mil visualizações no TikTok e 50 mil visualizações no Kwai. As peças também foram compartilhadas centenas de vezes no Facebook.


Selo falso

Grave. Dino diz que manifestantes contra o governo Lula serão abatidos com balas de verdade.

Post mente que Dino disse que manifestantes contrários ao governo seriam abatidos com armas de fogo

Não há registros de que Flávio Dino tenha dito que os manifestantes que estiverem protestando contra o governo Lula “serão abatidos com balas de verdade”. Aos Fatos não encontrou nenhuma fala semelhante na imprensa ou nas redes sociais do ministro (Twitter, Facebook e Instagram).

Em busca nas redes, Aos Fatos identificou que a declaração falsa é atribuída a Dino desde 9 de janeiro, um dia depois dos atos antidemocráticos em Brasília. Também não há registros de que o ministro tenha dito algo semelhante na época.

Na entrevista à imprensa concedida por Dino após os ataques, inclusive, ele foi confrontado por jornalistas que questionaram porque as forças policiais não impediram a entrada de ônibus no local. Dino, então, respondeu que não existe impedimento à manifestação pacífica e que não era possível presumir que dentro dos veículos havia criminosos.

Leia mais
Investigamos Do Capitólio às sedes dos Três Poderes, como Bolsonaro e extremistas incitaram golpe
Institucional Aos Fatos lança memorial digital contra o golpismo

Na tarde daquele dia 8 de janeiro, um bolsonarista não identificado publicou vídeos alegando que havia levado três tiros de “armas de verdade” das forças de segurança do local. Não há informações sobre qual teria sido a origem dos tiros, mas as gravações foram publicadas por volta das 15h daquele domingo. Naquele momento, ainda não havia sido decretada a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.

Referências:

1. Facebook (PT)
2. RepórterMT
3. Metrópoles
4. O Globo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.