Não é verdade que o ator Leonardo DiCaprio pediu desculpas por seu envolvimento com as festas promovidas pelo rapper e empresário Sean Combs, o Diddy, preso em 16 de setembro por acusações de tráfico sexual e outros crimes. Não há registros na imprensa de declarações do ator sobre a polêmica envolvendo Diddy.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam ao menos 25 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (9).
“Ou você come ou é comido.” Leonardo DiCaprio pede desculpas a todos os envolvidos na FESTA BRANCA do Diddy
Publicações nas redes enganam ao afirmar que o ator Leonardo DiCaprio teria pedido desculpas a todos os envolvidos nas festas promovidas por Diddy.
Não há qualquer registro na imprensa de declaração similar feita pelo ator. Pelo contrário: publicações americanas que cobrem a área de celebridades têm afirmado, sem identificar fontes, que pessoas próximas a DiCaprio dizem que ele “está focado em sua carreira e relacionamento e não está pensando nem um pouco no caso de Diddy, com o qual ele não tem nada a ver”.
As peças enganosas exibem quatro imagens. Delas, três não têm qualquer relação com Diddy:
- A primeira imagem (esq. alto) foi retirada do trailer do filme “Não Olhe Para Cima”, da Netflix, protagonizado por DiCaprio;
- A foto seguinte é, na verdade, uma montagem que inseriu os rostos de Diddy e DiCaprio em uma cena de filme pornográfico;
- A terceira imagem veio de uma entrevista feita pelo ator durante a divulgação do filme “O Lobo de Wall Street”, de 2013.
O quarto registro, porém, é real e mostra um jovem DiCaprio em uma das festas promovidas por Diddy em 1998. As fontes anônimas mencionadas nos veículos americanos afirmam que ele de fato compareceu a alguns eventos do rapper no início dos anos 2000, mas que “todo mundo também ia” e que DiCaprio não frequentava os encontros.
No entanto, em uma entrevista à revista Vogue em 2018, Diddy afirmou que o ator seria a primeira pessoa que chamaria para uma festa. Um ano depois, DiCaprio também estava presente na comemoração aos 50 anos do rapper.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou informações na imprensa sobre o suposto pedido de desculpas feito por Leonardo DiCaprio, mas não encontrou registros de qualquer manifestação neste sentido. Consultamos publicações americanas que acompanham o caso.
Além disso, utilizamos busca reversa de imagens para verificar se as fotos utilizadas pelas publicações enganosas teriam alguma relação com o caso Diddy.