É falso que diabetes seja causada por vermes que se alojam no pâncreas

Compartilhe

Não é verdade que a diabetes seja causada por vermes que se alojam no pâncreas e impedem a produção de insulina, como alegam posts nas redes. A afirmação não tem respaldo científico. A doença tem relação com predisposição genética e, no caso da diabetes do tipo 2, também fatores como sedentarismo e obesidade.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Intagram e de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (13).

[Diabetes] é uma obstrução do pâncreas causada por parasitas

Print de vídeo no instagram mostra homem branco, cujo rosto foi ocultado digitalmente. No alto está escrito

Em vídeos que circulam nas redes, supostos especialistas enganam ao dizer que a diabetes seria uma doença decorrente de uma obstrução do pâncreas provocada pela presença de vermes no organismo.

Além de não existirem estudos científicos que comprovem que a doença seja causada por vermes, outro indício de que a afirmação não se sustenta é o fato de o parasita Eurytrema pancreaticum, citado nas peças de desinformação, afetar sobretudo animais ruminantes, como os bois. A infecção em humanos é raríssima e não causa diabetes.

Em entrevista ao Aos Fatos, a endocrinologista Reine Marie Fonseca, do Departamento de Diabetes no Idoso da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que a diabetes mellitus é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não é capaz de produzir insulina — hormônio secretado pelo pâncreas que atua regulando o nível de glicose — ou não consegue absorver adequadamente a insulina que produz.

“Não há evidência científica que respalde a afirmativa de que algum tipo de verminose causaria a diabetes ao se alojar no pâncreas”, afirma a especialista, ressaltando que existem duas variações da doença, com causas e características distintas:

  • A diabetes do tipo 1 surge em crianças, adolescentes e adultos jovens e tem uma origem imunológica associada a uma predisposição genética;
  • Já a diabetes do tipo 2, responsável por 90% dos diagnósticos, é causada pela resistência à insulina, uma alteração no metabolismo da glicose que faz o corpo perder, com o tempo, a capacidade de produzir o hormônio de forma adequada.

O objetivo dos vídeos que disseminam esse tipo de mentira é lucrar com a venda de produtos sem comprovação científica, como é o caso de protocolos de desparasitação, alegando que eles matariam os supostos “vermes” que estariam causando a doença. A diabetes não tem cura, mas pode ser controlada com acompanhamento médico.

Censura

A afirmação de que a diabetes seria causada por vermes já tinha sido desmentida pelo canal Nunca Vi 1 Cientista, especializado em divulgação científica.

Entretanto, no dia 23 de agosto, uma decisão da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo mandou derrubar um dos conteúdos do projeto que rebatia a desinformação, determinando o pagamento de uma indenização por dano moral a um dos influenciadores citados no vídeo.

Na decisão, a juíza entendeu que, apesar de o autor da desinformação ter um perfil público no Instagram, ao exibi-lo no vídeo, o canal teria “extrapolado o limite do consentimento” do influenciador, “manchando” sua imagem e prejudicando a venda de seus serviços.

Os serviços em questão, porém, eram protocolos sem comprovação científica para o tratamento de diabetes. Atualmente, o nutricionista vende em suas redes um ebook que traz um suposto método de “desparasitação natural e eficaz”.

Em entrevista ao Aos Fatos, o advogado André Matheus — um dos responsáveis pela defesa do canal Nunca Vi 1 Cientista — conta que organizações de defesa da liberdade de expressão estão se mobilizando para reverter a condenação das cientistas, que apresentaram recurso.

“A liberdade de expressão e a ciência devem prevalecer no caso das duas cientistas condenadas por desmentirem fake news”, acredita o advogado, que considera “fundamental proteger aqueles que combatem a desinformação, pois impedir essa ação coloca em risco o direito à informação verídica e ao progresso científico”.

Apesar de estar com um conteúdo censurado, o Nunca Vi 1 Cientista mantém no ar outro vídeo em que também explica por que é falso dizer que a diabetes é causada por vermes.

O caminho da apuração

Aos Fatos foi alertado pelo email de um leitor sobre o caso de censura ao canal Nunca Vi 1 Cientista. A reportagem teve acesso à decisão que condenou o canal e procurou um dos advogados que atuam no caso.

Após a denúncia do leitor, a reportagem também verificou que a alegação continuava circulando nas redes. Para checá-la, consultamos a Sociedade Brasileira de Diabetes e estudos científicos.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton