Daniela Lima não disse que Lula está ‘salvando o Brasil do rombo’ deixado pelos bolsonaristas

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Não há registros públicos de que a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, tenha dito que o presidente Lula está “salvando o Brasil” dos “bandidos” que pediam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A frase citada nos posts foi, na verdade, publicada originalmente por um perfil satírico no X (ex-Twitter).

A declaração apócrifa acumulava mais de mil compartilhamentos no Facebook e 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (13).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

‘Só no Brasil se vê bandidos pedindo impeachment de um ministro da Suprema Corte que evitou um golpe de Estado e de um Presidente que está salvando o Brasil do rombo que esses bandidos deram’ - Daniela Lima.

Foto de Daniela Lima é acompanhada de frase apócrifa

Publicações têm atribuído à jornalista Daniela Lima, da GloboNews, uma declaração na qual ela afirmaria que o presidente Lula estaria “salvando o Brasil do rombo” dos bolsonaristas. Isso é falso. Não há registros de que a apresentadora tenha dito algo semelhante.

Em busca nas redes, Aos Fatos identificou que a primeira publicação com essa informação enganosa (veja abaixo) foi feita por um perfil que se autointitula humorístico no X (ex-Twitter). A página sugeria que Lima fez a afirmação ao comentar a manifestação bolsonarista realizada na avenida Paulista no último domingo (9).

Usuário Na Mira do Repórter compartilha declaração falsa junto de fotos da manifestação do dia 9 de junho e de Daniela Lima no Roda Viva
Frase apócrifa. Primeiro post com declaração falsa foi publicado às 7h do dia 10 de junho (Reprodução/X)

Em busca nas redes de Lima e em suas falas na GloboNews desde a data da manifestação, Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração de teor semelhante à divulgada nas peças de desinformação.

A própria jornalista fez menção a essa peça de desinformação em publicação no X na última terça-feira (11): “cuidado com o q vcs engajam aqui. Tenho estado cada vez menos nesta e em outras redes. Meus comentários todos estão APENAS NO PERFIL DA GLOBONEWS. Desconfie, pesquise. Quanto todo mundo engaja mentira, a vítima é a verdade”.

Essa não é a primeira vez que Lima é alvo de desinformação. Aos Fatos já desmentiu publicações que recortavam falas da jornalista para sugerir, por exemplo, que ela teria noticiado que a esquerda havia pago manifestantes para vandalizar Brasília no 8 de janeiro, ou que ela teria afirmado que as eleições de 2022 teriam sido fraudadas.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Fato ou Fake.

Referências

  1. X
  2. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

É falso que Lula não negociou com EUA para evitar tarifaço

É falso que Lula não negociou com EUA para evitar tarifaço

falsoONU não determinou soltura imediata de Bolsonaro

ONU não determinou soltura imediata de Bolsonaro

falsoVídeo não mostra presos usando celular, mas atores de clipe musical

Vídeo não mostra presos usando celular, mas atores de clipe musical

fátima
Fátima