Daniela Lima não disse que Lula está ‘salvando o Brasil do rombo’ deixado pelos bolsonaristas

Compartilhe

Não há registros públicos de que a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, tenha dito que o presidente Lula está “salvando o Brasil” dos “bandidos” que pediam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A frase citada nos posts foi, na verdade, publicada originalmente por um perfil satírico no X (ex-Twitter).

A declaração apócrifa acumulava mais de mil compartilhamentos no Facebook e 2.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (13).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

‘Só no Brasil se vê bandidos pedindo impeachment de um ministro da Suprema Corte que evitou um golpe de Estado e de um Presidente que está salvando o Brasil do rombo que esses bandidos deram’ - Daniela Lima.

Foto de Daniela Lima é acompanhada de frase apócrifa

Publicações têm atribuído à jornalista Daniela Lima, da GloboNews, uma declaração na qual ela afirmaria que o presidente Lula estaria “salvando o Brasil do rombo” dos bolsonaristas. Isso é falso. Não há registros de que a apresentadora tenha dito algo semelhante.

Em busca nas redes, Aos Fatos identificou que a primeira publicação com essa informação enganosa (veja abaixo) foi feita por um perfil que se autointitula humorístico no X (ex-Twitter). A página sugeria que Lima fez a afirmação ao comentar a manifestação bolsonarista realizada na avenida Paulista no último domingo (9).

Usuário Na Mira do Repórter compartilha declaração falsa junto de fotos da manifestação do dia 9 de junho e de Daniela Lima no Roda Viva
Frase apócrifa. Primeiro post com declaração falsa foi publicado às 7h do dia 10 de junho (Reprodução/X)

Em busca nas redes de Lima e em suas falas na GloboNews desde a data da manifestação, Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração de teor semelhante à divulgada nas peças de desinformação.

A própria jornalista fez menção a essa peça de desinformação em publicação no X na última terça-feira (11): “cuidado com o q vcs engajam aqui. Tenho estado cada vez menos nesta e em outras redes. Meus comentários todos estão APENAS NO PERFIL DA GLOBONEWS. Desconfie, pesquise. Quanto todo mundo engaja mentira, a vítima é a verdade”.

Essa não é a primeira vez que Lima é alvo de desinformação. Aos Fatos já desmentiu publicações que recortavam falas da jornalista para sugerir, por exemplo, que ela teria noticiado que a esquerda havia pago manifestantes para vandalizar Brasília no 8 de janeiro, ou que ela teria afirmado que as eleições de 2022 teriam sido fraudadas.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Fato ou Fake.

Referências

  1. X
  2. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Como a ‘Abin paralela’ alimentou desinformadores com mentiras e dossiês

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

Federal Police investigation uncovers illegal operation targeting Aos Fatos

falsoDiscurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas

Discurso sobre ‘califado conquistar Paris’ é de 2020 e não tem relação com eleições francesas