É mentira que Cristiano Ronaldo se recusou a usar braçadeira do movimento One Love na Eurocopa

Compartilhe

Não é verdade que Cristiano Ronaldo foi o único capitão de uma seleção de futebol que se recusou a usar a braçadeira do movimento One Love durante a Eurocopa de 2020. As peças de desinformação fazem diversas alegações mentirosas para fazer crer que o jogador português teria desobedecido uma ordem da Uefa. A polêmica em torno do uso da faixa ocorreu durante a Copa do Mundo de 2022, quando a Fifa baniu o acessório. Ronaldo não foi o único a não usar a braçadeira.

A peça de desinformação, que circula em diferentes línguas, acumulava centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook. O conteúdo enganoso também circula no Threads.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

🚨 Na Euro 2020, a UEFA (Associação Europeia de Futebol) ordenou que todos os capitães de equipe usassem faixas “OneLove”. A banda foi usada como símbolo do LGBTQ. Mas o capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, foi o único capitão europeu que não usou a banda. Respeito ❤️ Não somos obrigados a nada. Querem nos obrigar a ir contra as leis de Deus.

Foto mostra Cristiano Ronaldo cumprimentando Manuel Neuer. Edição destaca braçadeiras usadas pelos jogadores: a de Neuer tem a bandeira LGBTQIA+, enquanto a de Ronaldo é preta

Publicações nas redes misturam e distorcem fatos sobre diferentes campeonatos internacionais de futebol para sugerir que o jogador Cristiano Ronaldo foi o único capitão que se recusou a usar a faixa do movimento One Love, que luta contra a discriminação no esporte, durante a Eurocopa 2020:

  • Não é verdade que a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) ordenou que as seleções usassem a braçadeira do movimento durante a Euro 2020;
  • A polêmica em torno das faixas ocorreu, na verdade, durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar;
  • Na ocasião, Portugal não foi a única seleção a não usar a braçadeira.

O movimento One Love foi criado em 2020 pela seleção da Holanda para “enfatizar a mensagem de que todos os fãs de futebol são iguais”. Durante a Euro 2020, cujas partidas ocorreram em 2021, a única seleção que usou a braçadeira foi a Holanda.

Em setembro de 2022, pouco antes da Copa do Mundo no Qatar, outras nove seleções aderiram ao movimento: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, França, Noruega, País de Gales, Suécia e Suíça.

A Fifa, no entanto, ameaçou punir com um cartão amarelo os jogadores que usassem a faixa do One Love durante partidas no Qatar. Por conta da sanção, seleções que antes tinham decidido usar a braçadeira voltaram atrás. A ordem da federação foi vista como um receio de uma possível reação das autoridades do Qatar, cujo governo criminaliza a homossexualidade.

Leia mais
Nas Redes Mulher trans agredida em vídeo não é petista nem estava no Qatar
Nas Redes Outdoor homofóbico que viralizou fica no Bahrein, não no Qatar

Foto. A peça de desinformação distorce ainda a foto que usa para ilustrar suas afirmações. O registro, feito em junho de 2021, mostra o goleiro e então capitão da seleção alemã, Manuel Neuer, cumprimentando Ronaldo antes da partida.

Neuer, que está de costas e veste uma braçadeira arco-íris, cumprimenta Cristiano Ronaldo, que está com faixa preta com dizeres ‘respect’
Orgulho. Faixa usada por Neuer na partida contra Portugal não tinha o logotipo do movimento One Love (Reprodução)

Diferentemente do que afirmam as peças, no entanto, a braçadeira arco-íris usada por Neuer não tinha relação com o movimento One Love: o jogador usou a faixa porque a partida ocorreu em junho, mês do orgulho LGBT+.

O acessório chegou, inclusive, a ser alvo de investigação da Uefa, que voltou atrás e arquivou o processo por entender que o símbolo foi usado por “uma boa causa”.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022

Posts inventam diálogo entre Moraes e engenheiro da Oracle para sugerir fraude em 2022

falsoÉ falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno

É falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno

Justiça mira membros da campanha de Marçal que espalharam laudo falso contra Boulos

Justiça mira membros da campanha de Marçal que espalharam laudo falso contra Boulos