É falso que um vídeo mostra uma organização chamada CPX, que seria um “braço armado da esquerda brasileira”, em parceria com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), sendo treinada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). As cenas mostram bastidores do videoclipe da música “Bem Posturado”, gravada por MC Vitinho. A sigla CPX não está relacionada a uma organização paramilitar e trata-se de uma abreviação da palavra “complexo”, utilizada para designar favelas, e as Farc renunciaram à luta armada em julho de 2017.
Até a tarde desta quinta-feira (8), a postagem desinformativa acumulava 78,6 mil visualizações e 3.500 compartilhamentos no Facebook e circula também no Kwai e no WhatsApp, em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
CPX - Braço Armado da Esquerda Brasileira, em parceria com o PCC recebem armas e treinamentos das FARC.
Um vídeo circula nas redes sociais com a alegação mentirosa de que se trata de um “braço armado da esquerda brasileira”, que seria denominado “CPX”, em parceria com o PCC, sendo treinado pelas Farc, grupo colombiano que deixou a luta armada em 2017. As imagens mostram os bastidores da gravação do videoclipe da música “Bem Posturado”, de MC Vitinho, registradas em uma área de mata no Rio de Janeiro.
A produtora Amassa Errejota, responsável pela produção do videoclipe, publicou um vídeo no Instagram nesta quarta (7) para esclarecer que as imagens foram registradas durante a gravação da peça, e que estavam sendo compartilhadas nas redes sociais com a falsa alegação.
A gravação de bastidores foi feita pelo ator Vitor Carvalho, que, em contato com a reportagem, disse que as peças alegam que eles são “bandidos”, o que não é verdade. “Ali só tem trabalhadores. É muito ruim abrir as redes sociais e ver o vídeo com uma legenda nada a ver, só com comentários de ódio, alguns desejando a morte para mim e para a minha família”, afirmou.
Também é mentira que a sigla CPX possui relação com um suposto “braço armado da esquerda brasileira”. CPX significa “complexo” e não tem ligação com o crime organizado nem com movimentos políticos, como já mostrou Aos Fatos.