Não é verdade que o grupo armado houthi, do Iêmen, anunciou o fim dos ataques contra Israel após o republicano Donald Trump ser anunciado presidente eleito dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6). Não há informação semelhante na imprensa internacional ou nas redes do porta-voz do grupo paramilitar.
As publicações enganosas acumulavam mais de 10 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde de hoje. As peças enganosas também têm sido disseminadas no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Poucas horas após a vitória de Trump, os Houthis declaram cessar-fogo com Israel
Diferentemente do que afirmam publicações nas redes, não há registros de que os houthis, integrantes de grupo armado no Iêmen, tenham declarado cessar-fogo com Israel após a vitória de Trump na manhã desta quarta-feira (6).
Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração semelhante na imprensa árabe e internacional ou nas redes de Yahya Saree, porta-voz dos houthis. A imagem que ilustra as publicações enganosas foi retirada da última declaração pública de Saree, no dia 3 de novembro.
بيان القوات المسلحة اليمنية بشأن تحذير شركات النقل البحري من شراء أصول وممتلكات شركات النقل البحري الإسرائيلية لأنها ستبقى ضمن الإجراءات العقابية التي تفرضها الجمهورية اليمنية على تلك السفن والشركات. pic.twitter.com/FE8gNIDdfm
— العميد يحيى سريع (@army21ye) November 3, 2024
Nessa fala, o representante anuncia medidas do exército houthi: “As forças armadas iemenitas continuam a impor um bloqueio naval ao inimigo israelense e têm como alvo todos os navios pertencentes a, ou ligados a, ou que se dirigem a ele, e que este bloqueio continuará até que a agressão cesse, e o cerco à Faixa de Gaza seja levantado, e a agressão ao Líbano cesse”.
Os houthis são um grupo armado iemenita que apoia o Hamas no conflito com Israel. Segundo a Reuters, o grupo atacou ao menos 100 navios no Mar Vermelho desde novembro do ano passado e disparou mísseis em direção ao território israelense.
O caminho da apuração
Aos Fatos procurou por notícias relacionadas ao suposto cessar-fogo em inglês, em agências de notícias especializadas em países árabes e em sites iemenitas.
Como não foram encontrados registros, a reportagem realizou, então, uma busca reversa pela imagem das publicações. Constatamos que a imagem utilizada foi feita durante um discurso de Yahya Saree, porta-voz dos houthis. Aos Fatos procurou declarações recentes de Saree, mas não encontrou nada que houvesse sido publicado nesta quarta-feira.