Houthis não anunciaram cessar-fogo com Israel após vitória de Trump

Compartilhe

Não é verdade que o grupo armado houthi, do Iêmen, anunciou o fim dos ataques contra Israel após o republicano Donald Trump ser anunciado presidente eleito dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6). Não há informação semelhante na imprensa internacional ou nas redes do porta-voz do grupo paramilitar.

As publicações enganosas acumulavam mais de 10 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde de hoje. As peças enganosas também têm sido disseminadas no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Poucas horas após a vitória de Trump, os Houthis declaram cessar-fogo com Israel

 Foto de discurso de Yahya Saree é acompanhada de legenda enganosa

Diferentemente do que afirmam publicações nas redes, não há registros de que os houthis, integrantes de grupo armado no Iêmen, tenham declarado cessar-fogo com Israel após a vitória de Trump na manhã desta quarta-feira (6).

Aos Fatos não encontrou nenhuma declaração semelhante na imprensa árabe e internacional ou nas redes de Yahya Saree, porta-voz dos houthis. A imagem que ilustra as publicações enganosas foi retirada da última declaração pública de Saree, no dia 3 de novembro.

Nessa fala, o representante anuncia medidas do exército houthi: “As forças armadas iemenitas continuam a impor um bloqueio naval ao inimigo israelense e têm como alvo todos os navios pertencentes a, ou ligados a, ou que se dirigem a ele, e que este bloqueio continuará até que a agressão cesse, e o cerco à Faixa de Gaza seja levantado, e a agressão ao Líbano cesse”.

Os houthis são um grupo armado iemenita que apoia o Hamas no conflito com Israel. Segundo a Reuters, o grupo atacou ao menos 100 navios no Mar Vermelho desde novembro do ano passado e disparou mísseis em direção ao território israelense.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou por notícias relacionadas ao suposto cessar-fogo em inglês, em agências de notícias especializadas em países árabes e em sites iemenitas.

Como não foram encontrados registros, a reportagem realizou, então, uma busca reversa pela imagem das publicações. Constatamos que a imagem utilizada foi feita durante um discurso de Yahya Saree, porta-voz dos houthis. Aos Fatos procurou declarações recentes de Saree, mas não encontrou nada que houvesse sido publicado nesta quarta-feira.

Compartilhe

Leia também

falsoNão é ex-diretor da Anvisa homem que critica governo Lula por desintrusão de terra indígena no Pará

Não é ex-diretor da Anvisa homem que critica governo Lula por desintrusão de terra indígena no Pará

falsoÉ mentira que avião de Teori Zavascki caiu porque piloto foi morto a tiros

É mentira que avião de Teori Zavascki caiu porque piloto foi morto a tiros

falsoFelipe Neto não fez post para comparar preços nos governos Bolsonaro e Lula

Felipe Neto não fez post para comparar preços nos governos Bolsonaro e Lula