🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que carros-pipa voltaram porque Lula desligou bombas d’água no Nordeste

Por Marco Faustino

24 de janeiro de 2023, 12h57

Não é verdade que o governo federal irá retomar a Operação Carro-Pipa porque ordenou o desligamento de bombas que transportavam água para o Nordeste, como é dito em vídeo que viralizou nas redes. A ação foi interrompida em dezembro, pela gestão de Jair Bolsonaro (PL), por falta de verbas, e a volta foi anunciada para janeiro pelo atual governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não desligou bombas que transportam água para a região — há um trecho da transposição do rio São Francisco interditado para manutenção desde setembro.

Publicações com a falsa associação acumulavam 7.000 compartilhamentos no Facebook e 10 mil curtidas no Instagram nesta terça-feira (24), além de circularem também no Kwai.


Selo falso

Acabei de ver a notícia que o governo federal (...) retomou a Operação Carro-Pipa. É claro, vocês desligaram as bombas que transportavam a água. Milhões de litros de água para todos os estados do Nordeste

Posts difundem vídeo que engana ao dizer que Lula desligou bombas que levam água para o Nordeste para retomar Operação Carro-Pipa

Em vídeo difundido nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos faz alusão às obras de Transposição do Rio São Francisco para alegar falsamente que bombas que levam água para o Nordeste foram desligadas pelo governo Lula para o retorno da Operação Carro-Pipa.

A ação consiste na distribuição de água potável pelo Exército às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e na região norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em novembro e dezembro, ainda na gestão de Jair Bolsonaro, ela foi temporariamente interrompida em alguns estados nordestinos por falta de recursos.

Já em outros casos, como em Alagoas e na Paraíba, o programa foi suspenso devido ao fim dos decretos de emergência relativos à condição de seca. O retorno da operação, que integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água, executada pelo MDR (antigo Ministério da Integração Nacional) e o Ministério da Defesa, foi anunciado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na quinta-feira (19), o que foi corroborado pelo MDR.

Bombas. Por outro lado, não houve interrupção de trechos da transposição do rio São Francisco pela atual gestão, como sugere o vídeo. Em setembro de 2022, foram desligadas as bombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco), em Salgueiro (PE), para a manutenção dos equipamentos.

Em notas enviadas ao Aos Fatos, o MDR informou que a interrupção das atividades da EBI-3 não tem relação com a Operação Carro-Pipa. “A OCP é uma ação de socorro e não um programa social contínuo. O ente atingido pela seca ou estiagem decreta situação de emergência ou calamidade pública e solicita reconhecimento federal à Defesa Civil Nacional para que possa ser disponibilizada a ação em sua localidade. O estado ou município saindo da seca ou da estiagem é desligado da OCP”, diz a pasta.

Segundo o MDR, as ações para recuperar a capacidade operacional da Estação EBI-3 estão em curso e devem continuar até a solução do problema e, mesmo com a interrupção, os reservatórios da integração do São Francisco têm capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.

O fornecimento de água oriunda da transposição é definida por meio do POA (Plano Operativo Anual), em que os estados formalizam o pedido de água para a União, e do PGA (Plano de Gestão Anual), que compila os POAs e define a disponibilidade de água para cada estado. No Ceará, os pedidos costumam ser feitos no período chuvoso, porque as transferências de água são feitas pelos leitos dos rios, que neste período se encontram com água e facilitam o trânsito do recurso hídrico, além de sofrer menos perdas através da evaporação, como checado pelo Aos Fatos.

A Operação Carro-Pipa é realizada desde 1998 e abastece mais de 450 municípios nordestinos, o que beneficia 1,6 milhões de pessoas. Já as águas da Transposição do rio São Francisco beneficiam 12 milhões de pessoas em 390 cidades do Nordeste.

Referências:

1. Exército (Fontes 1 e 2)
2. TCU
3. MPF
4. G1
5. Brasil de Fato
6. Twitter
7. YouTube
8. Aos Fatos
9. Senado Federal

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.