É falso que Carrefour suspendeu boicote ao Brasil após CEO falar com Musk e Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou a suspensão do boicote à carne brasileira após conversar com Elon Musk e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As peças de desinformação compartilham uma dublagem falsa de um vídeo gravado em 2021. Em carta de retratação enviada ao governo brasileiro, Bompard não menciona Bolsonaro ou Musk.

Posts nas redes que tiram de contexto o vídeo antigo somavam mais de 42 mil visualizações no TikTok até a tarde desta terça-feira (3).

Presidente do Carrefour explica porque voltou atrás

Print de vídeo que usa gravação antiga do presidente do Carrefour sobreposta por legenda falsa

Um vídeo antigo do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, circula nas redes com legendas e dublagem falsas para alegar que a rede de supermercados teria voltado atrás na decisão de encerrar a venda de carnes produzidas pelo Mercosul na França após conversa com Jair Bolsonaro e Elon Musk.

Publicadas em janeiro de 2021, as imagens usadas pelos posts enganosos mostram um pronunciamento do empresário durante a comemoração dos 20 anos da Fundação Carrefour. Ao longo do discurso, Bompard não faz qualquer menção ao Brasil ou a Elon Musk.

No último dia 20, o CEO anunciou um compromisso do grupo Carrefour de não vender na França carnes exportadas por países do Mercosul. A declaração foi uma resposta às negociações do acordo comercial entre o bloco econômico e União Europeia, considerado desvantajoso para os produtores rurais franceses.

Em sua fala, Bompard sugeriu que os alimentos exportados pelo Brasil e por outros países do Mercosul não cumpriam os “requisitos e normas europeus”. O anúncio gerou um boicote de grandes frigoríficos nacionais à rede de supermercados e uma nota de repúdio do governo.

Cerca de uma semana depois, Bompard enviou uma carta de retratação — e não um vídeo — ao Ministério da Agricultura. No texto, o empresário não menciona Jair Bolsonaro ou Elon Musk.

“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, nós pedimos desculpas", diz o documento.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Projeto Comprova.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou o vídeo original usado pelas peças desinformativas e constatou que a dublagem e as legendas eram falsas.

Procuramos, então, por comunicações oficiais e divulgadas na imprensa sobre o caso, que atestaram que o CEO do Carrefour não fez qualquer menção a Bolsonaro ou Musk em sua retratação ao governo brasileiro.

Referências

  1. CNN Brasil (1, 2 e 3)
  2. YouTube (@AngéliqueA)
  3. Ministério da Agricultura (1 e 2)
  4. Projeto Comprova

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta