Não é verdade que a revista satírica francesa Charlie Hebdo, conhecida pela publicação de charges controversas, publicou uma capa comparando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ditador nazista Adolf Hitler. A ilustração divulgada pelas peças desinformativas foi feita pelo cartunista Beto Cartuns e não tem qualquer relação com a publicação francesa.
Publicações com o conteúdo enganoso voltaram a circular nas redes e acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e curtidas no Facebook até a tarde desta sexta-feira (29).
Uma das publicações mais irreverentes da França, que já teve profissionais assassinados por terroristas islâmicos, entendeu direitinho as coisas no Brasil…
Uma charge que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro retratado como Hitler ao lado de vários patos vestidos com uniformes verdes circula nas redes como se tivesse sido capa da Charlie Hebdo, revista francesa conhecida por suas ilustrações ácidas e muitas vezes controversas.
A capa falsa é acompanhada do seguinte texto: “O renascimento do nazismo. O ‘líder’ Bolsonaro quer o Brasil acima de tudo”. Logo abaixo, também há a frase humorística “l’amnistie c’est le caralhô”, em uma alusão ao pedido feito pelo ex-presidente de anistia para os golpistas do 8 de Janeiro.
Intitulada “A Onda”, a ilustração original é de autoria do brasileiro Beto Cartuns e foi publicada em 5 de outubro de 2018. No Facebook, ele confirmou que a charge não foi utilizada como capa da Charlie Hebdo e questionou a origem da desinformação.
A revista francesa disponibiliza uma série de capas de publicações no site oficial. Nenhuma delas publicou a charge de Beto.
A capa falsa circula ao menos desde agosto de 2019, mas voltou a repercutir nas redes após a Polícia Federal divulgar o relatório final sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, indiciando Bolsonaro e outras 36 pessoas.
Conforme Aos Fatos demonstrou, o uso da desinformação, ataques a autoridades e convocações para manifestações foi uma estratégia que alimentou a escalada golpista, culminando nos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica e pela Lupa.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou a publicação original da ilustração no perfil do artista Beto Cartuns. Da mesma forma, encontramos o post em que o cartunista afirma que a capa que circula nas redes é falsa. Também buscamos, sem sucesso, informações sobre a suposta capa no site da revista Charlie Hebdo.