É falso que candidato do PT a prefeito de Olinda casou de véu e buquê em festa milionária

Compartilhe

Não é Vinicius Castello, candidato do PT à Prefeitura de Olinda (PE), o homem que aparece casando de véu e buquê em vídeo que circula nas redes sociais. Gravação mostra o casamento do influenciador Hytalo Santos em dezembro do ano passado.

Posts que tiram o vídeo de contexto já somaram mais de mil visualizações no X.

Casamento do candidato do PT a Prefeito de Olinda

Legenda de post alega que noivo de véu e buquê em vídeo é Vinicius Castello

Posts nas redes sociais usam vídeo de casamento luxuoso em que um noivo aparece de véu e buquê como se fosse Vinicius Castello (PT), candidato a prefeito em Olinda (PE).

Na verdade, a gravação foi feita durante o casamento dos influenciadores Hytalo Santos e Euro, em dezembro de 2023, como mostram vídeos no YouTube. A cerimônia custou mais de R$ 4 milhões, segundo relato dos noivos em reportagens publicadas à época.

O candidato se pronunciou sobre as alegações falsas em seu Instagram, dizendo ser alvo de um “gabinete do ódio”. “Tenho enfrentado uma campanha criminosa na nossa cidade. Fake News, montagens, blogueiros e sites instrumentalizados em detrimento do ataque à minha honra e à minha vida”, afirmou.

As peças desinformativas passaram a circular durante a campanha segundo turno das eleições a prefeito, que Castello disputa contra Mirella Almeida (PSD), e já foram desmentidas pela Lupa.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens e no Google, Aos Fatos encontrou a origem do vídeo usado nas peças desinformativas e constatou que as imagens estavam fora de contexto. Também recuperamos reportagens da época sobre o casamento, além de textos atuais sobre a eleição.

Compartilhe

Leia também

não é bem assimGoverno quer limitar, não extinguir, isenção de IR por doença grave

Governo quer limitar, não extinguir, isenção de IR por doença grave

Mudanças em projeto de IA atendem a interesses do setor privado, que queria mais

Mudanças em projeto de IA atendem a interesses do setor privado, que queria mais

falsoÉ falso que jornalistas da Globo não encontraram nome de Bolsonaro em relatório da PF

É falso que jornalistas da Globo não encontraram nome de Bolsonaro em relatório da PF