Briga por assento em voo da Gol não foi ação de marketing da Magazine Luiza

Compartilhe

Não é verdade que a bancária Jennifer Castro, passageira que foi filmada sem consentimento após se negar a trocar de assento em voo da Gol, admitiu em vídeo que a situação foi forjada e fazia parte de uma ação de marketing da Magazine Luiza. Além de o áudio da gravação que circula nas redes ter sido gerado com inteligência artificial, Castro já disse que pretende processar a mulher que gravou o momento da briga.

As peças de desinformação acumulavam mais de 100 mil visualizações no TikTok e 60 mil visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (10).

Gente, como assim a polêmica do assento do avião era estratégia de marketing?

Vídeo de Jeniffer Castro, que veste uma camiseta azul, circula com legenda ‘Gente e como assim a polêmica do assento do avião era estratégia de marketing?’

Publicações têm compartilhado como se fosse verídico um vídeo com dublagem falsa em que a bancária Jeniffer Castro — que foi filmada sem consentimento após se recusar a trocar de assento com uma criança durante um voo — diz que a briga foi encenada e parte de uma ação de marketing.

Criada com o uso de IA, a gravação falsa é de autoria do perfil @rodrigodublagem no TikTok, responsável por inúmeras outras publicações já desmentidas pelo Aos Fatos.

A publicação insere um áudio manipulado em um vídeo publicado originalmente no perfil oficial de Castro no Instagram no dia 6 de dezembro. Nele, a bancária brinca com o caso para fazer uma publicidade para o app da Magazine Luiza, como é possível verificar abaixo. Em nenhum momento, no entanto, ela diz que a discussão no avião teria sido uma campanha de marketing da empresa.

Na última quarta-feira (4), viralizou nas redes um vídeo em que Castro é filmada dentro de um avião da Gol após se recusar a ceder seu lugar na janela para o filho de outra passageira. Em entrevista ao Fantástico, a advogada da bancária disse que ela pretende processar a autora da gravação por difamação e injúria.

Usuários passaram a defender Castro e, desde então, ela ganhou milhões de seguidores nas redes. A bancária também gravou peças publicitárias para outras marcas além da Magazine Luiza.

O caminho da apuração

Aos Fatos identificou a autoria do vídeo manipulado — o perfil @rodrigodublagem é o antigo @rodrigomatheusdublagem, responsável por inúmeras outras publicações desinformativas criadas com o uso de IA.

A reportagem também procurou por posicionamentos de Jeniffer Castro em suas redes oficiais e encontrou o vídeo original. Não foram identificadas declarações de que o caso teria sido uma ação de marketing.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta