Nem Brasil vendeu urânio à China, nem Trump ameaçou impedir operação

Compartilhe

Não há registros públicos de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha prometido “cassar a venda” de uma reserva de urânio do Brasil para a China, como alegam posts nas redes. Tal venda jamais aconteceu. A exploração do urânio é exclusiva da União.

As peças enganosas somavam mais de 1.000 curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta terça-feira (10).

ORDEM DIRETA de Trump: OU o Congresso Nacional Brasileiro cassa o contrato de concessão e venda da terra para a exploração da reserva de urânio aos chineses. OU NÓS MESMOS cassaremos a concessão

Posts enganam ao afirmar que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impedir venda de reserva de urânio do Brasil para a China

Posts mentem ao afirmar que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cassar um suposto contrato de venda de uma reserva de urânio do Brasil para a China. Por meio de busca na imprensa e nas redes de Trump, Aos Fatos não localizou qualquer declaração de teor igual ou semelhante.

Também não houve venda de qualquer reserva brasileira de urânio para a China, como já desmentido pelo Aos Fatos. A mineração e a comercialização de minérios nucleares são monopólio da União, que explora a atividade por meio da estatal INB, a única autorizada no país a extrair e processar urânio.

As peças de desinformação distorcem a venda da empresa Mineração Taboca S.A pela Minsur S.A., grupo peruano que detém o controle acionário da mineradora, para a China Nonferrous Trade Co. Ltd., subsidiária da estatal chinesa China Nonferrous Metal Mining Group Co. — um acordo comercial privado e sem ingerência do governo.

A mineradora, que atua na mina do Pitinga (AM), explora os minerais nióbio e tântalo e produz estanho refinado. A região também tem resíduos ricos em urânio, que vão para os rejeitos por não haver tecnologia viável para que o material seja separado.

E, ainda que houvesse tecnologia, a mineradora não possui direitos para a exploração do urânio, mineral considerado estratégico para o Brasil.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou na imprensa e nas redes sociais de Donald Trump declarações de teor igual ou semelhante, mas nada foi encontrado. Também consultamos checagem anterior sobre a falsa venda da reserva de urânio para a China, com o objetivo de contextualizar o caso.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta