É falso que Boulos foi cassado e Marçal disputará segundo turno em São Paulo

Compartilhe

Não é verdade que Guilherme Boulos (PSOL) teve sua candidatura à Prefeitura de São Paulo cassada e que Pablo Marçal (PRTB) disputaria o segundo turno contra Ricardo Nunes (MDB), como afirmam publicações nas redes. No site DivulgaCand, que reúne informações detalhadas sobre todos os candidatos, não há menção a um processo de cassação contra Boulos. Também não há registros sobre o suposto caso na imprensa.

O conteúdo enganoso acumulava ao menos 53 mil visualizações no YouTube e centenas de curtidas no Facebook até a tarde desta segunda-feira (7).

A MAIOR REVIRAVOLTA DA HISTÓRIA! BOULOS CASSADO MARÇAL ASSUME SEGUNDO TURNO COM RICARDO NUNES MUDOU

Publicações afirmam que Guilherme Boulos teve a candidatura cassada, o que é falso.

Publicações nas redes mentem ao afirmar que Guilherme Boulos teve a candidatura à Prefeitura de São Paulo cassada e que, por consequência, seu adversário Pablo Marçal (PRTB) assumiu a vaga no segundo turno das eleições ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em uma consulta à página de Boulos no DivulgaCand, ferramenta de prestação de contas disponibilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível confirmar que o candidato do PSOL não teve a candidatura cassada.

No caso de um político que teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral, a foto presente no DivulgaCand apresentaria os dizeres “Cassado”, e não “Segundo Turno” como consta na página de Boulos. Há ainda a possibilidade da ferramenta informar que um determinado candidato está “Cassado com Recurso”.

Além disso, não há registros na imprensa sequer de um pedido formal de cassação contra a candidatura de Boulos.

Pelo contrário: o candidato do PSOL entrou com um pedido de prisão de Pablo Marçal e cassação da candidatura dele após o adversário divulgar um laudo médico falso indicando que Boulos teria sido internado por um surto psicótico decorrente do uso de cocaína em 2021.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou a página de Guilherme Boulos no DivulgaCand e constatou que não há registro de que o candidato tenha sido cassado. Também consultamos o noticiário para contextualizar a verificação.

Referências

  1. TSE
  2. Aos Fatos (1 e 2)
  3. Jusbrasil
  4. g1

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’