🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mulher em vídeo mente ao dizer que Bolsonaro não teve votos contados em Manicoré

Por Bruna Leite

7 de novembro de 2022, 15h02

Não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não recebeu votos na cidade de Manicoré (AM) nas eleições deste ano, como diz uma mulher indígena em vídeo que viralizou. De acordo com a página de estatísticas das eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o candidato derrotado teve 7.486 votos no primeiro turno, o que representa 30,9% do total. No segundo turno, ele teve 8.056 votos — 34,7% dos eleitores.

A postagem alcançou, até a tarde desta segunda-feira (7), 94 mil compartilhamentos no Facebook, 130 mil visualizações no TikTok e circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Votos 22 não apareceram nas urnas em Manicoré-AM.

Reprodução de vídeo em que mulher afirma que Bolsonaro não teve voto em Manicoré (AM), o que não é verdade

É falso que não foi registrado um voto sequer na cidade de Manicoré (AM) para Bolsonaro nas eleições deste ano, como é dito em vídeo que circula nas redes. De acordo com dados do TSE, o presidente recebeu no município 7.486 votos (30,9%) no primeiro turno e 8.056 no segundo (34,7%).

Uma análise dos boletins de urna das 117 seções eleitorais da cidade no segundo turno feita pelo Aos Fatos também mostra que a alegação é falsa. Mesmo na seção eleitoral em que Bolsonaro teve pior desempenho, a de número 54, o mandatário teve 7 votos, contra 186 de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esta checagem também foi feita pelo Boatos.org.

Referências:

1. TSE (1, 2 e 3)
2. Boatos.org

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.