Bolsonaro não fez live pedindo apoio a Pablo Marçal

Compartilhe

Não é recente e nem mostra um pedido de apoio à candidatura de Pablo Marçal (PRTB) o vídeo em que o ex-coach aparece ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na transmissão compartilhada pelos posts enganosos, que foi ao ar em outubro de 2022, Marçal convoca os apoiadores do ex-presidente a auxiliarem sua campanha pela reeleição. O candidato que Bolsonaro apoia é o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), não Marçal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10 mil visualizações no Kwai e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (28).

Bolsonaro x Marçal x Nikolas pedem o apoio de todos os influenciadores e de todos os brasileiros [em 25/08/2024]

Posts difundem trecho de live realizada em 2022 como se fosse recente e uma declaração de apoio de Bolsonaro à Pablo Marçal

Posts nas redes têm compartilhado fora de contexto uma live de 2022 para sugerir que Bolsonaro teria declarado apoio à candidatura de Marçal para a Prefeitura de São Paulo. No vídeo, que foi ao ar em 13 de outubro daquele ano, o ex-coach oferece um treinamento digital à militância de Bolsonaro para angariar os votos de indecisos no segundo turno da eleição presidencial.

Para a eleição municipal deste ano, Bolsonaro tem reiteradamente declarado apoio a Ricardo Nunes, atual prefeito da capital paulista e candidato à reeleição. Em entrevista recente, o ex-presidente disse que “falta caráter” a Marçal.

Também citado pelas peças de desinformação, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse, na última quinta-feira (22), que “não se envolverá” no primeiro turno da disputa em São Paulo. No entanto, o parlamentar ressaltou que, caso Guilherme Boulos (PSOL) chegue ao segundo turno, apoiará quem quer que seja o outro candidato.

O caminho da checagem:

Por meio de busca reversa, verificamos que o vídeo compartilhado pelas peças de desinformação era antigo e mostrava uma espécie de treinamento digital oferecido por Pablo Marçal aos apoiadores de Bolsonaro durante as eleições de 2022.

Procuramos então nas redes e na imprensa por declarações públicas de Bolsonaro e do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a atual disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos