🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Bolsonaro propôs acabar com feriado de 12 de outubro

Por Bruna Leite

11 de outubro de 2022, 16h09

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), não anunciou a formação de um “grupo de trabalho” para a elaboração de um projeto de lei com o objetivo de acabar com o feriado de 12 de outubro, como dizem postagens (veja aqui). A imagem simula uma publicação que nunca foi feita no perfil oficial de Bolsonaro no Facebook, e não há registro de que ele tenha dito ou planeje acabar com o feriado que comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A postagem falsa também foi desmentida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente.

Até esta terça-feira (11), o conteúdo desinformativo acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook (fale com a Fátima).


Selo falso

Já está em discussão a formação de um grupo de trabalho para a elaboração do projeto de lei que deve também acabar com o feriado do dia 12 de outubro, a partir de 20023.

Postagem falsa atribuída ao presidente Jair Bolsonaro com declaração sobre feriado de 12 de outubro

O texto que propõe um grupo de trabalho para avaliar o fim do feriado de 12 de outubro não foi publicado no perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Facebook, como afirmam postagens. A imagem é uma montagem: não há publicação que cite “Aparecida” no perfil do presidente na rede social. No perfil oficial de Bolsonaro no Twitter, a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi citada apenas em uma postagem religiosa no feriado do ano passado.

Não há registro de fala ou publicação semelhante nas redes sociais do presidente, na imprensa ou no contador de declarações mantido por Aos Fatos. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente, desmentiu a publicação no Twitter.

Em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi declarada a padroeira do Brasil pelo papa Pio XI. O dia 12 de outubro, que celebra a santa, se tornou feriado nacional em 1980, quando o papa João Paulo II visitou o país.

Esta checagem também foi feita por Boatos e UOL Confere.

Referências:

1. Facebook
2. Twitter (1 e 2)
3. Aos Fatos
4. UOL (1 e 2)
5. G1
6. Boatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.