Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) paralisou as bombas da transposição do rio São Francisco, o que teria levado ao aumento do nível da água e, consequentemente, ao rompimento da barragem de Sobradinho (BA). As imagens compartilhadas com a falsa informação mostram a operação rotineira de uma das comportas da usina, que tem registrado vazão recorde por causa do período chuvoso na região, conforme afirmou a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) ao Aos Fatos.
O vídeo enganoso já ultrapassa 1,3 milhão de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (1º).
O BANDIDO MANDOU FECHAR A TRANSPOSIÇÃO E O NIVEL DE SOBRADINHO SUBIU E DEU MERDA , ALEM DE LADRÃO E BURRO JUNTO COM O GOVERNADOR DO CEARÁ DOIS MALDITOS DEU ISSO AÍ.
São mentirosas as alegações feitas em vídeo que viralizou nas redes sociais de que a barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, teria se rompido depois de Lula ter mandado “fechar a transposição” do rio São Francisco. De acordo com a Chesf, responsável pela usina, o vídeo mostra apenas uma comporta da barragem aberta, em atividade rotineira.
Ainda segundo a companhia, Sobradinho está, atualmente, vertendo 4 milhões de litros (4.000 m³) de água por segundo, recorde motivado pelo volume de chuvas. No dia 11 de janeiro, a empresa comunicou que, por conta da cheia, a usina abriria suas comportas e operaria com essa vazão a partir do dia 16. O objetivo é trabalhar dessa forma até o início de fevereiro.
É fato, no entanto, que a grande vazão de água da barragem colocou a população ribeirinha em alerta. Com o aumento do nível do rio, casas mais próximas podem ser atingidas. Na cidade de Juazeiro (BA), famílias tiveram que ser realocadas por risco de inundação, o que também aconteceu no início de 2022.
Sobre o governo Lula ter supostamente paralisado as bombas da transposição do rio São Francisco, a afirmação é falsa e tem sido disseminada por diversas publicações nas redes sociais. A operação do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco) continua ativa e apenas a EBI-3, localizada em Jati (CE), está parada para manutenção desde setembro de 2022.
O Boatos.org também desmentiu essa peça de desinformação.