🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que barragem de Sobradinho estourou e que Lula fechou transposição do São Francisco

Por Luiz Fernando Menezes

1 de fevereiro de 2023, 15h05

Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) paralisou as bombas da transposição do rio São Francisco, o que teria levado ao aumento do nível da água e, consequentemente, ao rompimento da barragem de Sobradinho (BA). As imagens compartilhadas com a falsa informação mostram a operação rotineira de uma das comportas da usina, que tem registrado vazão recorde por causa do período chuvoso na região, conforme afirmou a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) ao Aos Fatos.

O vídeo enganoso já ultrapassa 1,3 milhão de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (1º).


Selo falso

O BANDIDO MANDOU FECHAR A TRANSPOSIÇÃO E O NIVEL DE SOBRADINHO SUBIU E DEU MERDA , ALEM DE LADRÃO E BURRO JUNTO COM O GOVERNADOR DO CEARÁ DOIS MALDITOS DEU ISSO AÍ.

Vídeo engana ao dizer que barragem da usina de Sobradinho estourou

São mentirosas as alegações feitas em vídeo que viralizou nas redes sociais de que a barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, teria se rompido depois de Lula ter mandado “fechar a transposição” do rio São Francisco. De acordo com a Chesf, responsável pela usina, o vídeo mostra apenas uma comporta da barragem aberta, em atividade rotineira.

Ainda segundo a companhia, Sobradinho está, atualmente, vertendo 4 milhões de litros (4.000 m³) de água por segundo, recorde motivado pelo volume de chuvas. No dia 11 de janeiro, a empresa comunicou que, por conta da cheia, a usina abriria suas comportas e operaria com essa vazão a partir do dia 16. O objetivo é trabalhar dessa forma até o início de fevereiro.

É fato, no entanto, que a grande vazão de água da barragem colocou a população ribeirinha em alerta. Com o aumento do nível do rio, casas mais próximas podem ser atingidas. Na cidade de Juazeiro (BA), famílias tiveram que ser realocadas por risco de inundação, o que também aconteceu no início de 2022.

Sobre o governo Lula ter supostamente paralisado as bombas da transposição do rio São Francisco, a afirmação é falsa e tem sido disseminada por diversas publicações nas redes sociais. A operação do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco) continua ativa e apenas a EBI-3, localizada em Jati (CE), está parada para manutenção desde setembro de 2022.

O Boatos.org também desmentiu essa peça de desinformação.

Referências:

1. G1
2. Chesf (1 e 2)
3. Brasil de Fato
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.