🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que avião com o cantor Zé Vaqueiro caiu

Por Marco Faustino

7 de agosto de 2023, 17h28

Não é verdade que um avião com o cantor Zé Vaqueiro à bordo tenha sofrido uma queda, como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem difundida pelas peças de desinformação retratam um acidente aéreo ocorrido nos Estados Unidos, em 2021, que não teve relação com o cantor. O incidente aéreo relacionado a Zé Vaqueiro mais recente ocorreu em dezembro de 2022, quando a aeronave que o cantor estava sofreu uma pane sistêmica, mas pousou em segurança.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 785.300 visualizações no Facebook nesta segunda-feira (7).


Selo falso

Avião que levava cantor Zé VAQUEIRO cai infelizmente

Posts difundem imagem de acidente aéreo nos EUA, em 2021, como se fosse queda de aeronave com o cantor Zé Vaqueiro; o cantor não estava a bordo da aeronave e não há registros de que um avião com o cantor tenha caído.

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que um avião com o cantor pernambucano Zé Vaqueiro tenha sofrido uma queda. As imagens que têm sido difundidas do acidente aéreo, na realidade, mostram a queda de um avião particular em Houston, nos Estados Unidos, em outubro de 2021, mas o cantor não estava entre os 21 passageiros que sobreviveram à queda. O Aos Fatos não encontrou qualquer informação na imprensa e nas redes de que tenha ocorrido incidentes aéreos envolvendo o cantor em 2023.

O último incidente aéreo relacionado a Zé Vaqueiro ocorreu no dia 25 de dezembro de 2022. Na época, uma aeronave particular com o cantor sofreu uma pane sistêmica após decolagem no Aeroporto de Fortaleza. O piloto, no entanto, conseguiu retornar em segurança ao aeroporto, onde pousou em segurança. Ninguém ficou ferido.

Já o mais recente comunicado compartilhado pela assessoria de imprensa no perfil do cantor no Instagram é referente ao nascimento do filho caçula de Vaqueiro, em 24 de julho. Segundo a nota, o bebê do cantor foi diagnosticado com a síndrome da trissomia do cromossomo 13, — uma malformação congênita. O bebê está internado em UTI desde o nascimento, e o quadro de saúde é estável, de acordo com informações do próprio cantor.

Referências:

1. CNN
2. Instagram (1 e 2)
3. G1
4. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.