É falso que avião de ditador da Síria deposto caiu e desapareceu

Compartilhe

Não é verdade que o avião que transportava Bashar al-Assad, ditador deposto na Síria, caiu e desapareceu. Após rebeldes tomarem a capital Damasco, neste final de semana, ele fugiu com a família para Moscou, e a Rússia confirmou ter concedido asilo.

Posts nas redes sociais alegando que o avião teria caído somavam cerca de 2,5 mil visualizações no X e centenas de curtidas no Instagram até a manhã desta segunda-feira (9).

🇸🇾✈️ O avião que transportava Bashar Al Assad caiu

Post no X usa imagens de mapa da Síria e foto de Bashar al-Assad para alegar que o avião que o transportava teria caído

Posts enganosos nas redes afirmam que o avião que transportava o ditador Bashar al-Assad, deposto por rebeldes na Síria, teria caído. As publicações usam imagens da rota do voo IL-76T, que saiu de Damasco neste domingo (8) na direção norte e teria perdido altitude próximo à região de Homs.

No entanto, não houve confirmação de que Assad estaria neste avião. Também não há indícios de que a aeronave tenha caído. Segundo o site Air Data News, o avião pode ter tido problemas de interferência ou desligado o transponder, aparelho de comunicação. Esses seriam motivos que explicariam a queda de altitude.

Além disso, a Rússia confirmou nesta segunda-feira (9) que o presidente deposto e sua família aterrissaram em Moscou e receberam asilo humanitário do país.

A alegação falsa começou a circular após rebeldes sob a liderança de Abu Mohammad al-Jolani tomarem Damasco, a capital da Síria, e encerrarem o governo de Assad neste domingo (8).

Enquanto o paradeiro de Assad ainda era desconhecido, a Reuters chegou a publicar que havia boatos sobre ele estar em um avião que perdeu altitude. A reportagem foi corrigida posteriormente, com a confirmação de mais informações.

Posts nas redes sociais também divulgaram imagens antigas de acidente aéreo para insinuar que se trataria da queda de avião que transportava Assad — e foram desmentidas por organizações de checagem internacionais.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou por informações oficiais e reportagens na imprensa sobre o paradeiro de Bashar al-Assad. Localizou o comunicado da Rússia confirmando que ele está no país e observou que os numerosos boatos sobre a queda do avião de Assad não foram confirmados.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta