É falso que autor de música que critica STF foi preso a pedido de Alexandre de Moraes

Compartilhe

Não é verdade que o cantor Sílvio Opeck de Morais, autor de uma música que critica o STF (Supremo Tribunal Federal), foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, como alegam publicações nas redes. Em nota, o tribunal informou que não há registros de que o magistrado tenha autorizado a prisão do cantor, que também negou ter sido alvo da medida.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (18) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Por ordem de Alexandre de Moraes o autor e cantor [Piá Vividense] dessa música foi preso, ontem, na Bahia. Ele faz parte de uma banda de forró. Também apreenderam o ônibus da banda. Isso tudo mostra que a esquerda está morrendo de medo do 07 de setembro de 2023. Haja democracia !!! … E a música é muito legal !

Posts compartilham canção crítica ao STF composta pelo cantor Piá Vividense para afirmar que músico foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, o que é falso

Publicações nas redes compartilham o trecho de uma música que tece críticas ao STF e enganam ao alegar que o autor da composição foi preso na última terça (15) a pedido do ministro Alexandre de Moraes. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos identificou que o nome da canção compartilhada pelas peças de desinformação é “Choque”, de autoria de Sílvio Opeck de Morais, também conhecido como Piá Vividense. O STF informou que não há registros de que Moraes tenha solicitado a prisão do cantor, que também negou as alegações.

Na música, Morais critica a atuação do STF, que acusa de praticar “censura” e “rasgar a Constituição”:

“Pode mandar o choque, prender e meter multa
A sua ditadura só aumenta a nossa luta
Pode calar a mídia, esconder a verdade
Só não pode calar o grito pela liberdade
Multa, prende, persegue o povão
Cala o grito, censura a opinião
Pinta a porta, rasga a Constituição
Tão pensando que são deuses, tão zombando da nação”

As publicações também alegam que o cantor pertence a uma banda de forró, cujo ônibus foi apreendido na Bahia. As alegações são igualmente falsas.

Referências

  1. TikTok
  2. YouTube

Compartilhe

Leia também

falsoAncelmo Gois não escreveu texto que relaciona Eduardo Paes a ‘máfia carioca’

Ancelmo Gois não escreveu texto que relaciona Eduardo Paes a ‘máfia carioca’

No Inteligência Ltda., Boulos desinforma sobre roubos de celular em São Paulo

No Inteligência Ltda., Boulos desinforma sobre roubos de celular em São Paulo

não é bem assimVídeo de 2021 em que homem xinga Boulos circula como se fosse atual

Vídeo de 2021 em que homem xinga Boulos circula como se fosse atual