🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Áudios golpistas atribuídos a Tarcísio de Freitas não foram gravados por ele

Por Bruna Leite

29 de novembro de 2022, 18h11

Não é do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a voz presente em dois áudios que circulam nas redes sociais incitando manifestações em frente a quartéis, como afirmam postagens. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do político negou a autoria e afirmou que o governador eleito respeita o resultado das eleições presidenciais. A pessoa que gravou o áudio, que não foi identificada, tem a voz mais aguda do que a do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e vícios de linguagem que não estão presentes na fala do político.

Os áudios acumulavam juntos 3 milhões de visualizações e 211 mil compartilhamentos no Facebook. As peças desinformativas também circulam no TikTok, de forma pulverizada, e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance das mensagens (fale com a Fátima).


Selo falso

Esse é o Tarcísio Freitas dando entrevista. Ouça o áudio.

Reprodução de postagens que atribuem falsamente ao governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas, áudios apoiando golpe militar

Dois áudios incitando a população para ir a quartéis em atos golpistas circulam nas redes sociais atribuídos ao governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas, o que não é verdade. A assessoria do político informou, por meio de nota, que Freitas não é o autor dos discursos e que ele respeita o resultado das eleições presidenciais.

Um dos áudios diz o seguinte:

“Amigos, bom dia. Eu acho que os últimos acontecimentos agora dão muita esperança pra gente. Veja bem, o presidente Bolsonaro não se comporta como um homem que está entregando poder a outro. Não. Ele agora fez uma reunião de emergência e exonerou generais das Forças Armadas. [...] E podem ter certeza, as Forças Armadas é uma instituição que não leva desaforo pra casa. E eu tenho certeza que eles vão agir. Tá? Diante de tudo que está acontecendo eu tenho certeza que eles vão agir. [...] Faça faixas, faça movimentação, faça barulho porque isso vai ajudar as Forças Armadas. Tá? Porque o que eles vão fazer pode parecer golpe, né? A imprensa, né? [...] Atenção, está sendo preparado o xeque-mate.”


Na outra gravação, feita pela mesma pessoa, é dito:

“Nunca foi tão importante nesse momento agora nós estarmos em frente a um quartel. Veja bem: coisas estão para acontecer, os sinais estão claros! Essa mexida que o presidente deu mais uma vez, inclusive na questão dos generais, é extremamente importante, e é um sinal claro de que ele não desistiu do nosso país. [...] Se você tem alguma dúvida preste atenção nos sinais, veja bem, o presidente quando termina seu mandato ele vai cuidar de quê? De arrumar uma casa, cuidar né? [...] Se você quer que realmente as forças armadas tomem uma decisão e resolva o problema você tem que entender que você tem que estar na rua e tem que estar em frente aos quartéis.”

Em análise dos discursos e pronunciamentos feitos por Tarcísio de Freitas ao longo da campanha eleitoral deste ano, o Aos Fatos verificou que o governador eleito não possui os vícios de linguagem “né” e “tá” em suas falas, presente em diversos momentos dos áudios enganosos.

Freitas tem a voz grave, que se mantém assim mesmo em situações de maior estresse, como aparece em entrevistas, diferentemente dos áudios que circulam, que apresentam voz aguda e estridente em alguns momentos.

O perfil que divulgou um dos áudios atribuídos ao político no TikTok foi banido da plataforma. O Aos Fatos não conseguiu identificar a origem e o autor das gravações.

Em uma outra peça desinformativa checada nesta terça-feira (29) pelo Aos Fatos, um vídeo gravado em abril do presidente Jair Bolsonaro, em que ele saúda oficiais das Forças Armadas e diz que garantirá a democracia e a liberdade em discurso, é compartilhado como se fosse atual.

Referências:

1. Diário da Região
2. Jornal da Record
3. Roda Viva
4. Band News FM
5. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.