É falso que a Associação Brasileira de Resorts declarou que a “privatização vai tornar praias mais baratas e acessíveis”, como alegam publicações nas redes. Na verdade, o conteúdo foi produzido pelo blog satírico Sensacionalista, mas passou a ser compartilhado nas redes como se fosse real.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) nesta terça-feira (4). As postagens também circularam no Facebook.
Privatização vai tornar praias baratas e acessíveis, diz associação dos resorts.
Não é verdade que a Associação Brasileira dos Resorts tenha declarado ao jornal O Globo que a “privatização das praias” as tornaria mais baratas e acessíveis, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes.
A falsa declaração foi publicada em tom satírico pelo blog de humor Sensacionalista, que é hospedado no site do jornal O Globo, no último domingo (2). Ainda que o conteúdo seja humorístico, o resultado da pesquisa no Google foi retirado de contexto e compartilhado como se fosse real.
Aos Fatos também não encontrou qualquer informação do tipo no site Resorts Brasil, organização que reúne empresas do setor.
O assunto sobre “privatização das praias” ganhou repercussão após a atriz Luana Piovani e o jogador Neymar brigarem nas redes por causa do tema. Na mesma semana, o conteúdo do Sensacionalista foi publicado como uma sátira ao conteúdo da PEC 3/2022, que prevê, entre outras questões, a transferência de terrenos de marinha da União para estados e municípios, e a entes privados que já estejam ocupando a área.