É falso que associação de resorts declarou que ‘privatização vai tornar praias baratas e acessíveis’

Por Milena Mangabeira

4 de junho de 2024, 13h30

É falso que a Associação Brasileira de Resorts declarou que a “privatização vai tornar praias mais baratas e acessíveis”, como alegam publicações nas redes. Na verdade, o conteúdo foi produzido pelo blog satírico Sensacionalista, mas passou a ser compartilhado nas redes como se fosse real.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) nesta terça-feira (4). As postagens também circularam no Facebook.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens


Selo falso

Privatização vai tornar praias baratas e acessíveis, diz associação dos resorts.

Print de publicação que compartilha, como se fosse real, matéria do blog satírico Sensacionalista com suposta declaração de associação de resorts acerca da privatização das praias

Não é verdade que a Associação Brasileira dos Resorts tenha declarado ao jornal O Globo que a “privatização das praias” as tornaria mais baratas e acessíveis, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes.

A falsa declaração foi publicada em tom satírico pelo blog de humor Sensacionalista, que é hospedado no site do jornal O Globo, no último domingo (2). Ainda que o conteúdo seja humorístico, o resultado da pesquisa no Google foi retirado de contexto e compartilhado como se fosse real.

Aos Fatos também não encontrou qualquer informação do tipo no site Resorts Brasil, organização que reúne empresas do setor.

O assunto sobre “privatização das praias” ganhou repercussão após a atriz Luana Piovani e o jogador Neymar brigarem nas redes por causa do tema. Na mesma semana, o conteúdo do Sensacionalista foi publicado como uma sátira ao conteúdo da PEC 3/2022, que prevê, entre outras questões, a transferência de terrenos de marinha da União para estados e municípios, e a entes privados que já estejam ocupando a área.

Referências:

1. Sensacionalista
2. Resorts Brasil
3. O Globo
4. g1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.