Um vídeo que mostra homens armados roubando dois carros na saída de um túnel circula nas redes com a informação falsa de que retrata crimes reais que aconteceram no Rio de Janeiro. A cena circula em duas versões desinformativas, como se fosse de um arrastão no túnel Rebouças ou na Linha Amarela. Na verdade, as imagens são encenadas e mostram a gravação de uma websérie em Salvador, na Bahia, chamada Corrupção Dentro da Favela, do canal Portal da Realidade, no YouTube.
O vídeo com a falsa descrição acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (14) e circula também no Instagram, Twitter, Telegram e WhatsApp (fale com a Fátima).
ARRASTÃO NO TÚNEL REBOUÇAS, NA MAIOR CARA DE PAU
As cenas de gravação do sexto episódio da websérie de ficção Corrupção Dentro da Favela, do canal Portal da Realidade, no YouTube, têm circulado nas redes sociais como se fosse uma ação real de homens armados fazendo um arrastão no túnel Rebouças, no Rio de Janeiro. As cenas foram filmadas no túnel Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e foram autorizadas por órgãos públicos, segundo os produtores da websérie.
A encenação também circula como se fosse de uma ação criminosa na Linha Amarela, uma via expressa do Rio de Janeiro.
Em 2019, uma gravação que simulava moradores jogando um vereador na rede de esgoto produzida pelo canal, que na época se chamava Portal da Engomadeira, também circulou como real. O Portal da Realidade diz que seu objetivo é dar voz às reivindicações sociais do bairro soteropolitano da Engomadeira e adjacências.