É falso que vídeo mostra Anitta agredida pelo público após criticar Bolsonaro

Por Priscila Pacheco

14 de junho de 2022, 17h28

A cantora que aparece em um vídeo tendo objetos arremessados contra ela pelo público não é a Anitta e não fez comentários sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), como afirmam postagens (veja aqui). A mulher nas imagens é a cantora La Zowi, que brigou com o público e abandonou seu show no Festival de Primavera, em Jaén (Espanha), no dia 13 de maio. Não há registro de que Anitta tenha sido escoltada em um camburão após xingar Bolsonaro, nem que La Zowi tenha se referido ao presidente brasileiro na apresentação.

A desinformação conta com ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook e tem sido disseminada no WhatsApp (fale com a Fátima), onde não é possível mensurar o alcance.


Selo falso

Anitta tentou falar no show que Bolsonaro não iria se reeleger, saiu escoltada do show dentro de um camburão, levou do público bem naquele lugar TATUADO

Vídeo da cantora La Zowi sendo agredida é disseminado como se mostrasse Anitta

Postagens enganam ao dizer que um vídeo mostra a cantora Anitta atingida por objetos arremessados pelo público após criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL). As imagens, na verdade, registram a agressão do público do Festival de Primavera, em Jaén (Espanha), à cantora de trap La Zowi, no dia 13 de maio.

O vídeo que aparece nas peças de desinformação foi originalmente publicado no TikTok, no mesmo dia do incidente, com menção à cantora hispano-francesa. Segundo o jornal Ideal, de Jaén, La Zowi reclamou no microfone que o público arremessava isqueiros e canetas. Espectadores arremessaram mais objetos, então, ela jogou o tripé do microfone na plateia e deixou o palco.

Minutos depois, La Zowi pediu desculpas por não continuar o show. Não há registros de que ela tenha feito algum comentário sobre política ou sobre o presidente brasileiro.

Crítica do governo de Jair Bolsonaro, Anitta bloqueou o perfil oficial do presidente no Twitter e decidiu parar de citar o seu nome para não dar “mídia” a ele. Não há registro de que a cantora tenha saído de alguma apresentação escoltada após afirmar que o presidente não será reeleito, como dizem as postagens.

Referências:

1. JNSP
2. Instagram La Zowi
3. TikTok
4. Ideal
5. Poder 360
6. O Tempo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.