É falso que o jornalista Ancelmo Gois publicou no jornal O Globo um texto sob o título “máfia carioca” com críticas a Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição. Aos Fatos entrou em contato com o colunista, que negou ser autor do texto apócrifo. Também não foram encontrados registros no jornal.
Publicações nas redes como conteúdo enganoso acumulavam dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (2).
Olha a coragem do Anselmo Góis (sic), especialmente porque escreveu em O Globo! Máfia Carioca

Publicações nas redes têm atribuído falsamente ao jornalista Ancelmo Gois um texto intitulado “máfia carioca”, com críticas ao prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição na capital fluminense. O texto teria sido publicado no jornal O Globo. Mas tudo isso é falso. O próprio colunista, em resposta ao contato feito pelo Aos Fatos, desmentiu a alegação.
Aos Fatos também fez uma busca avançada no Google usando o suposto título do texto apócrifo, delimitando o blog do colunista no jornal O Globo, mas não encontrou nenhuma publicação.
O texto falso, que atribui a Paes o título de “o maior mafioso da história do Rio de Janeiro”, circula nas redes pelo menos desde 2023.
Essa peça de desinformação foi verificada pelo Boatos.org e pela Lupa.
O caminho da apuração
Aos Fatos procurou por mensagem o jornalista Ancelmo Gois para perguntar se o texto intitulado “máfia carioca” havia sido escrito por ele e publicado no jornal O Globo. Ancelmo afirmou que a alegação é falsa.
A reportagem ainda fez uma busca avançada no Google, usando palavras-chave, e não encontrou nenhuma versão do texto publicado no veículo.