É falso que abrigo em escola de Canoas esconde doações de roupas novas

Compartilhe

Não é verdade que um abrigo montado em uma escola municipal de Canoas está escondendo roupas novas doadas à população afetadas pelas enchentes. Os posts enganosos que fazem essa alegação tiram de contexto um vídeo que mostra a separação das roupas em caixas, mas omite que as peças novas têm sido separadas para serem doadas de forma igualitária aos afetados pelas enchentes. Atualmente, a escola tem doado prioritariamente roupas usadas em razão do volume acumulado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 90 mil compartilhamentos no Facebook e 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (10).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Escondendo as roupas novas. Só deixando serem doadas as usadas

Posts difundem vídeo que mostra triagem de roupas em escola de Canoas e enganam ao fazer crer que o local está escondendo doações de peças novas.

Um vídeo que mostra a separação de caixas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, em Canoas, circula nas redes sociais acompanhado de uma legenda enganosa para fazer crer que a escola está escondendo peças novas de roupas e doando apenas as usadas. O contexto original da filmagem foi esclarecido ao Aos Fatos pela diretora da escola e pela Prefeitura de Canoas.

Por telefone, Elizabete Fettuccia, diretora e coordenadora da escola, explicou que as roupas que nunca foram usadas estão sendo separadas em uma sala da escola e serão distribuídas de maneira igualitária para os abrigados assim que eles estiverem em suas casas. O mesmo acontecerá com mantas e alimentos que sobrarem. Atualmente, a prioridade é a doação de roupas usadas, em razão do volume acumulado de donativos na escola.

A explicação foi corroborada pela Prefeitura de Canoas, que explicou que o vídeo retrata apenas “uma triagem para deixar as roupas separadas e organizadas”.

Leia mais
Nas Redes Foto falsa gerada por IA não mostra corpos boiando em Canoas
Nas Redes É falso que a Prefeitura de Canoas reembalou doações para colocar logotipo do governo federal

Segundo a diretora, a triagem das roupas pelo seu estado de conservação está sendo realizada desde o dia 4 de maio — ou seja, cerca de uma semana antes de uma fiscalização feita no abrigo pelo Ministério Público. Até aquela data, o órgão afirmou que não havia recebido qualquer denúncia com esse teor em relação à escola ou demais abrigos da cidade.

Elizabete Fettuccia afirmou que a filmagem mostrando a triagem das roupas foi feita dias depois, em 18 de maio, por uma pessoa que foi até a escola com o intuito de difamar o trabalho realizado no local, e que foi orientada pelo MP e pela Polícia Civil de Canoas a registrar um boletim de ocorrência. Por sua vez, o MP informou que será feita uma nova averiguação e que já solicitou mais informações sobre o caso à administração municipal.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Referências

  1. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

falsoImagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

Imagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA