Cena do desfile de 7 de Setembro é tirada de contexto para fazer crer que Lula debochou de general

Compartilhe

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) debochou e virou as costas a um general que lhe prestou continência durante o desfile de 7 de Setembro, como fazem crer publicações nas redes. As peças de desinformação compartilham o trecho final da cerimônia, em que o comandante militar do Planalto solicita autorização ao presidente para encerrar o evento. Após conceder a autorização fora do microfone, Lula, que acompanhou todo o desfile, se vira para cumprimentar os presentes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 150 mil visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (8). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Que cena vergonhosa! General presta continência para Lula; logo após, Lula e sua turma riem e viram as costas para o militar

Publicação compartilha trecho final do desfile de 7 de Setembro acompanhado de legenda enganosa que diz: que cena vergonhosa! General presta continência para o Lula; logo após, Lula e sua turma riem e viram as costas para o militar

Um trecho do desfile cívico-militar de 7 de Setembro ocorrido em Brasília tem circulado fora de contexto nas redes para sugerir que Lula debochou de um general que lhe prestou continência. A cena compartilhada pelas peças de desinformação mostra os momentos finais do evento, quando o Comandante Militar do Planalto, general Ricardo Piai Carmona, pede autorização ao presidente para encerrar o desfile.

Na gravação original, é possível ver que Lula diz, fora do microfone, as palavras “Autorizado. Muito bem”. Enquanto o blindado se desloca, o presidente se volta para cumprimentar as autoridades e os convidados. Em nenhum momento das imagens, Lula — que acompanhou toda a solenidade ao lado da primeira-dama — vira as costas ao general Carmona (assista ao momento no YouTube, a partir de 3h5min23s).

O início da transmissão também mostra um diálogo protocolar semelhante entre o Comandante Militar do Planalto e o presidente, que concede a autorização para o início do evento.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de militares indígenas no 7 de Setembro é distorcido para fazer crer que não são brasileiros
Explicamos Como funcionam as urnas eletrônicas e o que garante que os votos estão seguros nelas

Comparações e desinformação. Desde a última quinta-feira (7), usuários têm compartilhado uma série de publicações que debocham do público do desfile cívico-militar deste ano e o comparam com o de solenidades ocorridas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Algumas peças alegam, inclusive, que o fato de o evento deste ano não ter conseguido adesão similar ao do ano passado seria uma prova de que as eleições de 2022 foram fraudadas, o que não faz sentido.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos