🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Faixa com ‘Globo lixo’ foi erguida por Bolsonaro em aeroporto, não em frente à emissora

Por Marco Faustino

1 de outubro de 2022, 12h01

Um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) levantando uma faixa com os dizeres “Globo lixo” não é recente nem foi gravado em frente à emissora, como afirmam publicações (veja aqui). A cena foi registrada em fevereiro de 2021, no aeroporto de Cascavel (PR), em fevereiro de 2021. Não há registros, atuais ou antigos, de que Bolsonaro tenha erguido uma faixa contra a emissora em frente à sua sede, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o debate entre presidenciáveis da última quinta-feira (29).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 3 milhões de visualizações no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook, Instagram, Helo e Kwai neste sábado (1º).


Selo falso

Bolsonaro fez isso em frente a Rede Globo

Posts difundem vídeo de Bolsonaro levantando faixa contra a TV Globo no aeroporto de Cascavel (PR) em 2021

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), levantou uma faixa em que estava escrito “Globo lixo” em frente à emissora. O vídeo mostra o mandatário no aeroporto de Cascavel (PR), em 4 de fevereiro de 2021. O Aos Fatos não encontrou registros na imprensa e em mecanismos de busca de que Bolsonaro tenha erguido uma faixa contra a Globo, em frente à sede da emissora, no Rio de Janeiro, ou afiliadas.

Um vídeo gravado a partir de outro ângulo, que mostra a mesma cena, foi compartilhado por Bolsonaro em sua conta no Twitter na época. Ele também exibiu caixas de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

As peças de desinformação passaram a ser compartilhadas com o contexto enganoso após a participação de Bolsonaro no debate de quinta-feira (29), que foi checado pelo Aos Fatos. Em transmissão ao vivo antes do encontro, o presidente teceu críticas à emissora: “A Globo, se você não vai, você tá morto. Se for, você vai levar tiro. Mas nós temos a verdade do nosso lado, não tem o que temer. Nós sabemos quem é o candidato da Globo, quem é o William Bonner, né, e o que eles pretendem”, disse Bolsonaro.

A GloboNews transmitiu ao vivo a chegada de Bolsonaro ao estúdio da Globo. Questionado sobre o que esperava do encontro, o candidato à reeleição reiterou a crítica que havia feito à emissora e ao apresentador do Jornal Nacional horas antes: “Eu espero parcialidade por parte da Globo”, afirmou. “Como demonstrou no debate que o William Bonner simplesmente absolvendo o Lula de toda a roubalheira, de tudo que ele fez de errado no Brasil.”

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências:

1. YouTube
2. Twitter (Fontes 1 e 2)
3. Aos Fatos
4. UOL


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.