Se você acompanha o Aos Fatos, deve ter percebido que o empresário Elon Musk é um personagem recorrente das peças de desinformação na internet. Após o dono do X acrescentar ao papel de bilionário excêntrico o de ícone da extrema direita, proliferam nas redes publicações exagerando seus feitos como inventor e empresário.
Nós já desmentimos, por exemplo, que Musk teria anunciado um celular com internet ilimitada e que construiria uma torre de 1.200 metros de altura em Balneário Camboriú (SC). Vídeos com empreendimentos mirabolantes do empresário, no entanto, viralizaram ainda mais nas últimas duas semanas — haja vista que Musk foi o maior financiador individual da campanha do presidente americano eleito, Donald Trump.
Assine a newsletter A Que Ponto Checamos e receba análises sobre as desinformações mais absurdas da internet brasileira.
E não só em volume cresceram as publicações mentirosas sobre Musk, mas também no quesito descolamento da realidade:
1. Elon Musk lançou um avião antigravidade?
Não. Aos Fatos não encontrou nenhum anúncio ou notícia de que Musk estaria planejando construir uma aeronave desse tipo.
Além disso, as duas fotos usadas nas peças de desinformação mostram uma aeronave similar a uma nave alienígena, circulam nas redes desde 2023 e foram criadas artificialmente:
- A primeira, que mostra o suposto avião em uma base aérea, é uma montagem que adiciona o logotipo da SpaceX a uma imagem que circula nas redes ao menos desde 2020. A aeronave em questão é identificada como um suposto projeto hipotético de avião espião da Força Aérea dos Estados Unidos;
- Já a segunda é uma edição de uma imagem disponível na internet desde 2013 e que diz mostrar um “OVNI triangular”. Obviamente, não há provas de que seja real.
2. Elon Musk lançou um motor movido a água?
Também não. Antes da popularização das redes sociais, um boato muito famoso que circulou de boca em boca foi a história de que um homem havia conseguido construir um motor de carro movido a água, mas foi assassinado antes de lançá-lo. Aqui no Brasil, havia quem culpasse a própria Petrobras pelo silêncio do inventor.
Mas, segundo algumas publicações, as petroleiras têm um novo problema: Musk teria anunciado a tecnologia para seus carros Tesla.
Assim como no caso da invenção anterior, as publicações usam imagens criadas por inteligência artificial. Não existe foto de Musk ao lado de um motor movido a água. Tampouco existe anúncio de tecnologia semelhante pelo bilionário, uma vez que ela é considerada fisicamente impossível.
Essas peças de desinformação provavelmente nasceram de outro rumor que apareceu nas redes neste ano: o de que a Tesla estaria planejando incorporar motores movidos a hidrogênio — o que é muito diferente de água — à sua linha de carros. Aos Fatos, no entanto, também não encontrou informações no site oficial da empresa e em suas redes.
De qualquer maneira, a tecnologia de motor movido a hidrogênio não seria uma invenção de Musk, já que a Toyota lançou, há quase 10 anos, o primeiro veículo de série com a tecnologia.
3. Elon Musk anunciou planos para criar úteros artificiais?
Mesmo não sendo tão viral quanto as outras publicações, essa chama a atenção pelo nível de conspiracionismo: os robôs seriam uma forma de criar novos seres humanos, uma vez que a natalidade tem decrescido em alguns países. Algumas versões afirmam que o plano seria uma forma de “combater” o sistema, que tem atacado “a família tradicional”.
Diferentes versões da mesma desinformação circulam nas redes, cada uma com diferentes imagens de úteros artificiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o suposto plano de Musk foi ilustrado por vídeos gerados por IA pelo perfil do TikTok Viktoria Blank. Aqui no Brasil, as peças usam um vídeo gerado artificialmente pelo usuário do Instagram Libin Bahulayan.
Nenhuma dessas imagens, no entanto, faz referência a um plano real de Musk. Mesmo que o bilionário de fato acredite na união de seres humanos e máquinas no futuro, não há registros de que esteja planejando algo semelhante a úteros artificiais.
A Tesla apresentou uma versão do seu robô — apelidado de Optimus — em outubro deste ano. A promessa da empresa é que o androide seja “bípede, humanoide e capaz de realizar tarefas que sejam perigosas, repetitivas ou chatas”.
Mas a invenção não parece tão tecnológica assim: os robôs, vendidos como “autônomos”, na verdade estavam sendo controlados por humanos para andar e conversar.
As invenções mentirosas não acabam por aí. Nas últimas semanas, Aos Fatos identificou publicações que diziam que Musk teria anunciado androides com os quais seria possível manter um namoro e até casas “populares” high tech. Essa última invenção você até consegue achar para comprar na internet.
Tudo, obviamente, balela. Inclusive a casa.
A dica, então, é: não confie muito em histórias mirabolantes sobre Musk e sempre cheque as informações sobre suas supostas invenções antes de sair compartilhando tudo por aí.