Divulgação

🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Extensão para navegador permite denunciar desinformação para checadores do Aos Fatos

25 de agosto de 2020, 17h45

Com o objetivo de facilitar a denúncia de conteúdo online abusivo e combater desinformação, as organizações TED, com apoio da Jigsaw e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês) lançaram nesta terça-feira (25) a ferramenta Healthy Internet Project. Trata-se de uma extensão para navegador que permite a qualquer usuário denunciar o que julga ser problemático e enviá-los para checadores.

Funciona assim: você instala a extensão (disponível inicialmente na Chrome web store), passa por um rápido processo de iniciação e pode marcar qualquer URL que quiser com apenas um clique. É preciso, então, indicar qual o tipo de conteúdo denunciado: desinformação, abuso, discurso de ódio ou conteúdo que explora o medo das pessoas.

Como parceiro do projeto, Aos Fatos terá acesso a um banco de dados colaborativo que aglutina essas denúncias. Outros parceiros, como a coalizão de verificação Comprova e o Estadão Verifica, também contarão com esse recurso. Esses dados permitirão à equipe editorial do site aprimorar seu monitoramento de desinformação em tempo real, por meio do Radar, e tomar melhores decisões diárias.

"O processo é bem simples – não há logins nem é necessário entregar dados pessoais ou seu e-mail. Você pode, no entanto, ativar notificações do seu navegador caso queira saber o que está sendo produzido com suas marcações", explica o jornalista Sérgio Spagnuolo, Knight Fellow do ICFJ e integrante do grupo que desenvolve o projeto no Brasil.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.