Divulgação

🕐 Esta reportagem foi publicada há mais de seis meses

Extensão para navegador permite denunciar desinformação para checadores do Aos Fatos

25 de agosto de 2020, 17h45

Com o objetivo de facilitar a denúncia de conteúdo online abusivo e combater desinformação, as organizações TED, com apoio da Jigsaw e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês) lançaram nesta terça-feira (25) a ferramenta Healthy Internet Project. Trata-se de uma extensão para navegador que permite a qualquer usuário denunciar o que julga ser problemático e enviá-los para checadores.

Funciona assim: você instala a extensão (disponível inicialmente na Chrome web store), passa por um rápido processo de iniciação e pode marcar qualquer URL que quiser com apenas um clique. É preciso, então, indicar qual o tipo de conteúdo denunciado: desinformação, abuso, discurso de ódio ou conteúdo que explora o medo das pessoas.

Como parceiro do projeto, Aos Fatos terá acesso a um banco de dados colaborativo que aglutina essas denúncias. Outros parceiros, como a coalizão de verificação Comprova e o Estadão Verifica, também contarão com esse recurso. Esses dados permitirão à equipe editorial do site aprimorar seu monitoramento de desinformação em tempo real, por meio do Radar, e tomar melhores decisões diárias.

"O processo é bem simples – não há logins nem é necessário entregar dados pessoais ou seu e-mail. Você pode, no entanto, ativar notificações do seu navegador caso queira saber o que está sendo produzido com suas marcações", explica o jornalista Sérgio Spagnuolo, Knight Fellow do ICFJ e integrante do grupo que desenvolve o projeto no Brasil.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.