É falso que o candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) não foi expulso do debate da TV Cultura após agredir Pablo Marçal (PRTB). As peças de desinformação inventam que o ex-apresentador não foi punido para sugerir uma suposta diferença de tratamento em relação ao ex-coach, que foi excluído do debate do Grupo Flow na última segunda-feira (23) por violar as regras.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.800 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (25).
Marçal foi expulso do debate. Por que Datena não teve o mesmo tratamento?
Posts nas redes fazem uma comparação enganosa para sugerir que Pablo Marçal teria sido injustiçado ao ser excluído do debate do Grupo Flow na última segunda (23). As peças de desinformação disseminam a mentira de que Datena não sofreu punição similar ao agredir o ex-coach com uma cadeirada no debate da TV Cultura, em 15 de setembro.
O candidato do PSDB, no entanto, foi, sim, expulso do evento após agredir o oponente, que havia lhe acusado de estupro. Depois de um período de interrupção da transmissão, o mediador do debate, Leão Serva, anunciou a decisão da emissora (veja abaixo).
A TV Cultura também publicou um comunicado sobre o caso nas redes (veja abaixo).
Já Marçal foi excluído do debate do Grupo Flow na última segunda após receber três advertências por descumprir as regras. Em suas considerações finais, o ex-coach proferiu ofensas e usou apelidos pejorativos para atacar o prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).
O caminho da checagem:
Aos Fatos buscou a transmissão original do debate promovido pela TV Cultura no dia 15 de setembro e identificou que o mediador do programa, o jornalista Leão Serva, anunciou a expulsão do candidato José Luiz Datena após o político lançar uma cadeira contra o adversário Pablo Marçal.
A reportagem também encontrou um posicionamento da emissora publicado nas redes que reforçava que o tucano havia sido excluído do programa.
Por fim, buscamos vídeos e registros na imprensa que explicassem os motivos pelos quais Marçal foi expulso do debate do Grupo Flow na última segunda-feira (23).