Vídeo de explosão no metrô de Caracas é antigo e sem relação com terremoto

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

É antigo e sem relação com os recentes terremotos na Venezuela o vídeo que mostra uma explosão no metrô de Caracas, capital do país. A gravação foi feita em setembro de 2021 e registra uma pane em uma das composições após uma falha no sistema.

O vídeo descontextualizado tem sido compartilhado em espanhol e português nas redes e acumula dezenas de milhares de visualizações no X.

Venezuela… Metrô de Caracas

Uma captura de tela de uma postagem exibe o texto 'Venezuela... Metrô de Caracas' acima da miniatura de um vídeo que mostra a plataforma de uma estação de metrô. Ao fundo, uma densa nuvem de fumaça ou poeira clara preenche o espaço sob as luzes do teto, enquanto um trem com lataria vermelha e portas brancas encontra-se parado à direita. Na plataforma, circulam diversas pessoas, algumas utilizando máscaras faciais escuras. À esquerda, uma pessoa de cabelos escuros veste camiseta branca e calça jeans azul. Ao centro, de costas para a câmera, um indivíduo usa boné azul, camisa preta e calça jeans azul. Mais à direita, uma pessoa de pele clara veste boné verde, camisa de mangas curtas verde e calça escura, enquanto logo atrás, próximo ao trem, um homem de cabelos brancos veste boné vermelho, camisa azul-clara e calça escura. No centro da imagem, sobreposto à cena, há um ícone circular escuro com um símbolo de reprodução de vídeo em branco.

Uma gravação antiga que mostra uma explosão no metrô de Caracas, capital venezuelana, tem sido compartilhada nas redes como se fosse atual e relacionada aos terremotos da última quarta-feira (24).

O vídeo, na verdade, foi registrado na estação Los Dos Caminos em setembro de 2021, após uma falha no sistema de um dos trens do serviço de transporte venezuelano. Segundo a imprensa local, ninguém ficou ferido e o metrô voltou a funcionar uma hora e meia depois.

A Venezuela, de fato, foi atingida por dois terremotos nesta quarta. Os tremores — um de magnitude 7,2 e outro de 7,5 — danificaram cerca de 250 edifícios e mataram 589 pessoas até o momento. Além disso, quase 3.000 pessoas ficaram feridas e 70 mil estão desabrigadas.

Foram os maiores tremores registrados na Venezuela desde 1900. O epicentro foi registrado na região de El Guayabo, mas o impacto atingiu até a capital Caracas, a cerca de 168 km de distância. O sismo pôde ser sentido em países vizinhos, como o Brasil e a Colômbia.

Essa peça de desinformação também circula em língua espanhola e foi desmentida pelo Observatório Venezuelano de Fake News e pelo El Sabueso.

Desde os tremores, peças de desinformação têm compartilhado vídeos descontextualizados. Aos Fatos desmentiu, por exemplo, publicações que atribuíam uma gravação nas Filipinas e outra na Turquia aos terremotos na Venezuela.

Também relacionado ao tema, circula nas redes brasileiras uma teoria conspiratória que diz que um megaterremoto está previsto para ocorrer no Brasil em 10 setembro, o que é falso.

O caminho da apuração

Aos Fatos procurou a origem do vídeo por meio de busca reversa e encontrou a mesma gravação em publicações de 2021, bem como outras checagens, em espanhol, sobre o mesmo tema.

Por fim, procuramos informações mais atualizadas sobre os terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24).

Compartilhe

Adicione o Aos Fatos às suas fontes do Google

fonte preferencial

Leia também

falsoVídeos de IA são usados para inflar repercussão do funeral de Khamenei

Vídeos de IA são usados para inflar repercussão do funeral de Khamenei

falsoVídeo não mostra moradores de Gaza descartando carne

Vídeo não mostra moradores de Gaza descartando carne

Aos Fatos faz 11 anos em cenário de desinformação cada vez mais cooptado pela IA

Aos Fatos faz 11 anos em cenário de desinformação cada vez mais cooptado pela IA

fátima
Fátima