🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Tendas do Exército na praça da Sé são para população de rua, não golpe militar

Por Bruna Leite

21 de novembro de 2022, 19h10

As tendas montadas pelo Exército Brasileiro na praça da Sé, em São Paulo, não têm relação com uma suposta intervenção militar, como dizem postagens que circulam nas redes sociais. Elas fazem parte da segunda edição do Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, promovido pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro e que conta com apoio do Exército.

Até a tarde desta segunda-feira (21), a publicação com o conteúdo desinformativo acumulava 25 mil compartilhamentos no Facebook e circulam também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

EXÉRCITO MONTA ACAMPAMENTO NA PRAÇA DA SÉ EM SÃO PAULO!!! JÁ ERA!!! OS HOMENS VÃO TOMAR TUDO!!! INTERVENÇÃO MILITAR À CAMINHO!!!

As tendas do Exército montadas na praça da Sé, em São Paulo, não indicam o início de um golpe militar, como afirmam postagens. Os equipamentos são utilizados para apoio às ações do Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo promovido pelo TRF-3. A ação acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro e conta com a participação de instituições do poder público e organizações da sociedade civil, inclusive a força armada para oferecer serviços à população vulnerável.

A força-tarefa oferece serviços de saúde — como testagem de doenças contagiosas, vacinação e higiene pessoal — e permite às pessoas em situação de rua regularizar documentos e consultar sua situação jurídica, com o auxílio de advogados. No Twitter, o Comando Militar do Sudeste, que coordena as Forças Armadas nesta região, confirmou que a montagem das tendas na praça faz parte do apoio logístico do Exército para o mutirão.

Em outra publicação na rede, um vídeo mostra a juíza Marisa Cláudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo e que é uma das coordenadoras da ação, interpelando um homem que citava a possível relação entre as tendas do Exército e um golpe militar.

É a segunda vez que o mutirão se instala na Praça da Sé. Em março, 8 mil pessoas foram atendidas, segundo o TRF-3. Esta checagem também foi feita pelo Estadão Verifica e pela Reuters.

Referências:

1. TRF-3
2. Twitter
3. LinkedIn
4. O Estado de S. Paulo
5. Reuters

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.